Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Gestores devem homologar capacitações indicadas pelos servidores no LNC
Início do conteúdo da página

Gestores devem homologar capacitações indicadas pelos servidores no LNC

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 13h31 | Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 13h31

As chefias imediatas precisam validar as sugestões preenchidas por suas equipes até 25 de setembro.

As chefias do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) têm até 25 de setembro para preencher o Levantamento de Necessidades de Capacitação para 2021 (LNC) e validar as sugestões de capacitação e intenções de afastamentos indicadas por suas equipes. Os gestores também poderão apontar capacitações que sejam pertinentes para os servidores de suas equipes.

O prazo para os servidores preencherem o Levantamento de Necessidades de Capacitação para 2021 se encerrou na sexta-feira (11) e contou com a participação de mais de 1.400 servidores, equivalente a 45% dos servidores da instituição. Somente as capacitações válida das pelos gestores serão consideradas para o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

Para preencher e homologar o LNC os gestores devem acessar o Menu do Servidor no SIGRH. Para auxiliar o preenchimento, a Coordenadoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas elaborou um manual de utilização do sistema. Confira. E para facilitar a validação, a Coordenadoria criou um manual específico para os gestores. Acesse.

O LNC faz parte da elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas da instituição, em atendimento ao Decreto n° 9.991/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Por meio do Plano, o Ifes poderá disponibilizar ações de capacitação voltadas aos servidores, além de apoiar a participação deles em cursos e eventos por sua própria iniciativa. As informações obtidas também serão utilizadas para elaborar editais e ajudarão os gestores a dimensionar suas equipes para realização das atividades sem prejuízo dos resultados do setor.

O levantamento constitui uma indicação inicial de demandas de capacitação, que é revisada e consolidada pela unidade de gestão de pessoas do órgão antes de sua inclusão no Plano de Desenvolvimento de Pessoas. Além disso, o Plano é um instrumento dinâmico, que passa por constante atualização. Por isso, o apoio institucional a participação dos servidores em ações de capacitação, bem como a concessão de afastamentos e licenças sempre passará pela análise individualizada do pedido mediante processo administrativo.

Aprovação das propostas
As solicitações validadas pela chefia não garantem ao servidor o direito a realizar cursos ou afastamentos. Servidores com propostas de afastamentos e licenças serão selecionados por meio de processos seletivos nos campi e na Reitoria. Em relação aos cursos de capacitação, o Ifes divulgará as ações planejadas para serem ofertadas pela Instituição bem como os critérios para apoio à participação do servidor em cursos e eventos por sua própria iniciativa no documento final do Plano de Desenvolvimento de Pessoas.

Fim do conteúdo da página