Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Comissão realiza pesquisa sobre formação dos professores efetivos do Ifes
Início do conteúdo da página

Comissão realiza pesquisa sobre formação dos professores efetivos do Ifes

Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 14h56 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 15h16

Docentes podem responder ao questionário até 11 de dezembro.

A Comissão responsável pela Estratégia Institucional de Certificação de Saberes e Complementação Pedagógica Docente do Ifes realiza pesquisa sobre a formação de todos os docentes efetivos da instituição. É importante que todos os professores efetivos respondam à pesquisa até 11 de dezembro, disponível no link: forms.gle/9QEQMY1RfpTp5FPU9.

O objetivo do levantamento é identificar o quantitativo de professores que necessitarão de incentivo para cumprir as exigências da Resolução n° 06/2012 da Ministério da Educação. A partir do levantamento, o Ifes poderá buscar meios de ofertar as qualificações necessárias. Os docentes também podem sugerir outras possibilidades no questionário.

De acordo com a normativa, os professores não licenciados que estão em efetivo exercício como docentes podem participar de processo para reconhecimento de saberes. Os procedimentos destinados à formação pedagógica ou à certificação da experiência docente podem ser considerados equivalentes às licenciaturas nos seguintes casos:

I - excepcionalmente, na forma de pós-graduação lato sensu, de caráter pedagógico, sendo o trabalho de conclusão de curso, preferencialmente, projeto de intervenção relativo à prática docente;

II - excepcionalmente, na forma de reconhecimento total ou parcial dos saberes profissionais de docentes, com mais de dez anos de efetivo exercício como professores da Educação Profissional, no âmbito da Rede Certific;

III - na forma de uma segunda licenciatura, diversa da sua graduação original, a qual o habilitará ao exercício docente.

A partir dos dados colhidos pela pesquisa, a comissão traçará estratégias para que os docentes que não possuam a licenciatura nem os itens equivalentes possam ser qualificados para atender à normativa. Em caso de dúvidas sobre o questionário, o docente deve procurar a Coordenadoria de Gestão de Pessoas do seu campus ou a Coordenadoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas da Reitoria.

O formulário deve ser respondido até 11 de dezembro pelo link: forms.gle/9QEQMY1RfpTp5FPU9.

Fim do conteúdo da página