Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Proex e PRPPG lançam chamada interna para seleção de projetos do Ifes
Início do conteúdo da página

Proex e PRPPG lançam chamada interna para seleção de projetos do Ifes

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 16h55 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 16h55

As propostas selecionadas serão submetidas a edital da Finep relacionado ao setor automotivo.

As pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgaram chamada interna para manifestação de interesse dos grupos de pesquisa para submissão de propostas ao edital 01/2020 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A chamada vai selecionar as propostas que representarão o Instituto no edital da Finep e a data limite para submissão de propostas é 14 de março. Acesse o edital.

A iniciativa é relacionada ao Programa Finep 2030 e tem como objetivo selecionar propostas visando à criação de uma rede de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) capacitadas a atuar nos segmentos de segurança veicular, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade de veículos automotores e autopeças. Essas redes deverão operar tanto no aprimoramento da qualidade dos produtos existentes, introduzindo a cultura da inovação nas empresas e contribuindo para o aumento da competitividade nacional, quanto no desenvolvimento de novos produtos.

Podem manifestar interesse grupos de pesquisa vinculados ou não aos programas de pós-graduação Stricto Sensu do Ifes. Para submeter uma proposta a esta chamada interna, cada proponente deverá efetuar no SIGPESq (http://sigpesq.ifes.edu.br) cadastro como pesquisador e cadastro de projeto de pesquisa.

De acordo com a Finep, os recursos para 2021, primeiro ano de execução, somam R$ 12 milhões. É estimado um total de R$ 40 milhões para os cinco anos de desenvolvimento do subprograma Rede ICT, no qual a Finep opera de forma inovadora. As redes de ICTs poderão atuar em três modalidades: Centros de Inovação, Serviços Tecnológicos e Extensão e Assistência Tecnológica. Podem ainda, em parceria com empresas do setor automotivo, apresentar propostas de projetos em conjunto, formando assim uma rede virtuosa de cooperação.

O Programa Finep 2030 integra o denominado Rota 2030 Mobilidade e Logística criado pelo Governo Federal como parte de sua estratégia para desenvolvimento do setor automotivo do País, em um contexto no qual o mercado mundial sinaliza profundas e próximas transformações, tanto nos veículos, como na forma de usá-los e de produzi-los.

Com informações da Finep.

Assunto(s): pesquisa , PRPPG , Proex , Finep
Fim do conteúdo da página