Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Levantamento de demandas de capacitação para 2023 vai envolver equipes de servidores
Início do conteúdo da página

Levantamento de demandas de capacitação para 2023 vai envolver equipes de servidores

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 15h03 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 15h03

O preenchimento será feito em reuniões de equipe visando a identificação das demandas.

O Governo Federal divulgou mudanças para o processo de construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) para o ano de 2023. O PDP é o documento que embasa a oferta e a realização de ações de capacitação pelos servidores.

A construção do plano terá início a partir de segunda-feira (8), com o levantamento de demandas de capacitação. O processo teve alterações em relação aos últimos dois anos, quando todos os servidores realizavam o preenchimento do Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) no SIGRH.

Uma das principais mudanças é que o servidor não participará mais de forma individualizada; neste ano, devem ser realizadas reuniões entre as equipes de trabalho para identificar as demandas por capacitação de cada setor, de maneira alinhada aos seus objetivos. Os grupos de trabalho utilizarão um modelo Canvas disponibilizado pelo Ministério da Economia, em que deverão responder a questões que identificam problemas de desempenho a serem solucionados, descrevem as demandas por capacitação e as situam na estrutura organizacional. Veja o modelo Canvas.

Outra alteração importante é que todo o processo será feito por meio do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). Os diretores sistêmicos dos campi serão cadastrados no sistema para lançar as demandas identificadas na reunião de equipe e, posteriormente, a diretoria-geral do campus deverá validar todas as demandas do campus.

O processo no âmbito da Reitoria será um pouco diferente. Os pró-reitores, a chefia de gabinete e a diretoria do Cefor serão cadastrados no sistema para lançar as demandas identificadas na reunião de equipe. Posteriormente, a Diretoria Executiva precisará fazer a validação de todas as demandas da Reitoria.

A quantidade de demandas a serem cadastradas será limitada a 20 por campus e 30 para a Reitoria. O diretor-geral de cada campus definirá quantas demandas cada diretoria sistêmica poderá cadastrar e a diretora executiva definirá quantas demandas cada uma das pró-reitorias poderá definir, bem como o Cefor e o Gabinete. Essa limitação se dá para que as demandas cadastradas reflitam realmente as prioridades.

Após esses dois momentos, a área de Gestão de Pessoas fará a análise, priorização e aglutinação das demandas para a formação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas e encaminhará o PDP para aprovação do reitor, autoridade máxima no Ifes. O prazo para realizar todo o processo se encerra no dia 30 de setembro.

Afastamentos e licenças para capacitação
Diferente do LNC, que permitia aos servidores indicar suas necessidades de afastamento para realização de pós-graduação stricto sensu ou licença para capacitação, no Sipec, será cadastrada a área temática da ação, definida de acordo com a necessidade e prioridade da equipe.

Não serão admitidas necessidades que representem interesse particular de um servidor específico, mas demandas que representem uma necessidade reconhecida pela equipe. Uma equipe pode ter uma necessidade que, presentemente, apenas um servidor a possua, mas, desde que a equipe a reconheça como uma necessidade do setor, a necessidade poderá ser considerada.

Nos editais internos de concessão de licença para capacitação e afastamento serão priorizadas as áreas que foram demandadas pelas equipes e definidas como prioridade.

Cronograma
Conforme planejamento da Coordenadoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas da Reitoria (CSDP), os encontros para debate e preenchimento do modelo Canvas serão realizados a partir de 8 de agosto, sendo que o lançamento das demandas levantadas no Sipec para validação deve acontecer até 26 de agosto. A expectativa é de finalizar todo o processo, com a aprovação do PDP, até 30 de setembro. Confira a proposta de fluxograma de trabalho.

Fim do conteúdo da página