Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Projeto Energif realiza chamada pública para formação de professores
Início do conteúdo da página

Projeto Energif realiza chamada pública para formação de professores

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 14h37 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 14h37

Iniciativa prevê a realização de cursos de capacitação para docentes nas cinco regiões do país.

O Projeto Energif (Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) divulgou chamada pública para participação de professores da Rede Federal que atuam nas cinco regiões do país em cursos de capacitação. Acesse a chamada.

Os cursos são nas áreas de Eficiência Energética em Edificações e em Instalações Industriais, com carga horária total de 80 horas cada, sendo 40h de atividades presenciais e 40h desenvolvidas a distância.

As manifestações de interesse para os cursos deverão ser realizadas por meio do preenchimento do formulário: forms.gle/ADWe8FU74xUcYEig7. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de agosto. Os cursos ofertados na chamada são independentes, permitindo aos docentes se inscreverem em um ou em outro ou em ambos, de acordo com a afinidade de sua área de atuação.

O projeto custeará metade das vagas e a outra metade deve ser custeada pela instituição de origem do docente. No caso do Ifes, serão duas vagas custeadas pelo projeto e outras duas vagas serão custeadas pelo Instituto.

Sobre o Energif
O projeto Energif é desenvolvido com a participação de docentes e estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do Programa EnergIFE e do Procel, e visa promover ações nas instituições da Rede Federal como, a gestão local do consumo de energia; a criação de novos cursos e disciplinas; a implantação de laboratórios voltados para a área de Eficiência Energética em diversas unidades da Rede Federal; a capacitação de docentes multiplicadores, por meio de cursos teóricos e práticos ministrados por professores especialistas na área, entre outras ações.

Fim do conteúdo da página