Página inicial > Notícias para o servidor > Documento orienta análise de dados e indicadores dos cursos de graduação do Ifes

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 15h22 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 15h22

Material visa subsidiar o trabalho de coordenadores de cursos e diretores de ensino.

A Diretoria de Graduação do Ifes disponibiliza um documento de orientação para gestão dos cursos de graduação e revisão dos projetos pedagógicos de curso (PPCs). O material, elaborado pela comissão nomeada pela Portaria nº 510/2023, norteia a análise dos dados da graduação e o acompanhamento dos indicadores. O objetivo do documento é proporcionar uma gestão aprimorada dos cursos de graduação, subsidiando a revisão dos PPCs pelos NDEs e Colegiados de Cursos, além de auxiliar nas avaliações e tomadas de decisões, visando alcançar os objetivos estratégicos propostos pelo Ifes e contribuir para a consolidação da missão da instituição.

A Diretoria de Graduação é responsável pelo acompanhamento dos cursos superiores de tecnologia, bacharelado e licenciatura. Para esse acompanhamento, conforme indicado pelo Planejamento Estratégico, consideram-se indicadores estatísticos relevantes para a gestão dos cursos, como os fornecidos pela Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e os dados do Sistema Acadêmico institucional, além das informações relacionadas ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e ao ingresso nos cursos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para isso, o material apresenta um roteiro propositivo para a análise dos dados da graduação, dividido em seções alinhadas com os objetivos estratégicos para o ensino e a Gestão de Riscos da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Traz informações sobre as avaliações externas (visita in loco para reconhecimento ou renovação de reconhecimento do curso e Enade) e as avaliações internas (Autoavaliação Institucional e Autoavaliação do Curso) para a gestão dos cursos de graduação.

"Elaboramos esse material com um olhar voltado para números e dados para auxiliar na gestão dos cursos de graduação no Instituto. O documento traz ainda orientações sobre como os gestores podem analisar esses dados à luz dos objetivos estratégicos do Ifes para pensar nos nossos cursos", destaca o diretor de Graduação do Ifes, Aldieris Amorim Caprini, que também é presidente da comissão que elaborou o material. Ele explicou ainda que a diretoria tem atuado na organização e disponibilização de materiais e documentos orientadores com o objetivo de subsidiar o trabalho de coordenadores de cursos de graduação e diretores de ensino das unidades do Ifes.

O documento e outros materiais estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Ensino.