Reitoria divulga orientações sobre compensação do dia 21 de novembro de 2025
Calendário administrativo da Reitoria considera a data como “Dia Sem atividades administrativas".
A Diretoria de Gestão de Pessoas (DRGP) informa que a sexta-feira (21), conforme Calendário Administrativo 2025 da Reitoria do Ifes, é considerada como “Dia Sem Atividades Administrativas”. Neste caso, as horas não trabalhadas deverão ser compensadas, de acordo com a carga horária de trabalho diária de cada servidor. O prédio da Reitoria estará aberto, portanto, possibilitará o exercício da atividade laboral dos servidores que não desejarem fazer a compensação posterior.
Acesse o calendário administrativo da Reitoria 2025.
O prazo final considerado pelo SIGRH para a compensação vai até 31 de dezembro de 2025, tendo em vista que se encontra habilitado para compensação desde o início do ano. Com isso, os servidores podem se planejar para as ocorrências “Dia Sem Atividades Administrativas” constantes no Calendário Administrativo 2025 da Reitoria do Ifes e que necessitam de compensação, possibilitando a organização prévia, compensando a carga horária previamente ou posteriormente.
Os servidores técnicos administrativos que exercem as suas atividades presencialmente e que não participam do Programa de Gestão (PGD) deverão fazer a compensação mediante antecipação do início da jornada diária de trabalho ou de sua postergação. Nesse caso, poderá ser utilizado saldo de horas acumuladas. Já para os servidores que participam do Programa de Gestão, a compensação deverá ser realizada pelo cumprimento de todas as entregas pactuadas no plano de trabalho equivalentes às horas a serem compensadas. No SIGRH, a compensação deve ser registrada por meio da ocorrência "PDG Compensação". Em ambos os casos, a compensação do recesso é limitada a duas horas diárias da jornada de trabalho e deverá ser feita até o dia 31 de dezembro de 2025.
Essa flexibilização é uma prática institucional já validada que possibilita, de um lado, melhor organização dos servidores neste período de feriado, e por outro, a otimização dos recursos públicos (custos desnecessários com energia elétrica, água, ar-condicionado), eficiência no trabalho e valorização dos servidores, sem prejuízo do funcionamento institucional, garantindo também a continuidade e qualidade dos serviços públicos essenciais.
Confira o caminho para inclusão das ocorrências no SIGRH:
Menu do Servidor: Consulta > Frequência > Espelho de Ponto > Clicar no sinal de "+" ao lado direito da tela, no dia correspondente.
Para os servidores Técnico Administrativos em Educação (TAE) a orientação é utilizar a ocorrência: DIA SEM ATIVIDADES TAE 2025
E para os servidores docentes a orientação é utilizar a ocorrência: DIA SEM ATIVIDADES LETIVAS - DOCENTE - 2025
Redes Sociais