Página inicial > Notícias > Lula inaugura quatro campi do Ifes

Lula inaugura quatro campi do Ifes

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2009, 12h00 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2011, 22h16

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Linhares para participar das inaugurações dos campi do Ifes em Aracruz, Linhares, Nova Venécia e São Mateus, na tarde do dia 6. As solenidades aconteceram de forma simultânea, por meio de videoconferência. Lula destacou em seu discurso a importância das oportunidades oferecidas aos jovens no Brasil com as ofertas de cursos técnicos, que visam à formação profissional e cidadã. O presidente interagiu a todo momento com o público, principalmente com os alunos do Instituto. Orgulhoso com o que viu no município, Lula lembrou dos seus tempos de estudante, quando um curso de torneiro mecânico lhe deu a oportunidade de trilhar um caminho rumo à Presidência da República. "Nada é mais sagrado para a independência do que a educação", destacou.

A aluna Lorena Gomes Duppio de Almeida, representando os estudantes, no palco com as autoridades, foi chamada pelo presidente para se pronunciar perante o público. A aluna agradeceu a oportunidade e destacou a estrutura física do Ifes e o corpo docente. "Os professores são muito capacitados", comentou. Lorena ganhou ainda um abraço de Lula. O presidente cumprimentou os diretores dos campi Linhares, Mauro Silva Piazzarollo; Aracruz, Antonio Tadeu Vago; Nova Venécia, Jayme Santos e São Mateus, Rubens Marques.

ALEGRIA DOS CAPIXABAS
A solenidade teve início com um vídeo institucional e seguiu com a palavra do aluno Valdinei José Fávero, que faz o curso técnico de Mineração no campus Nova Venécia e representou os estudantes do Instituto na cerimônia. Valdinei ressaltou a importância de não precisar sair de sua cidade para estudar. Emocionado, terminou seu discurso destacando que "a esperança venceu o medo". Já os docentes foram representados pelo professor Darlinz Alves Filho, de São Mateus. Ex-aluno da Instituição, o educador enfatizou que a implantação dos institutos é, sem dúvida, o melhor sinal de prosperidade e desenvolvimento para as regiões. O prefeito de Aracruz, Ademar Devens, ressaltou que este é um momento de grande desenvolvimento para a qualificação da mão-de-obra. "É preciso aproveitar as oportunidades para crescer na vida, no mercado de trabalho", frisou.

O reitor do Ifes, Jadir José Pela, falou da alegria dos capixabas de inaugurarem os quatro campi. Ele agradeceu a parceria do presidente Lula e do governador Paulo Hartung para que os projetos se tornassem realidade. Destacou também a visão ampliada de educação do ministro Fernando Haddad: "Estamos vendo os resultados. Jovens e adultos estão tendo condições de fazer um curso técnico. É uma oportunidade de transformar vidas". Já o ministro Haddad destacou a participação das Prefeituras na doação dos prédios, citando o exemplo do campus Linhares. "Sem parceria não se vai muito longe", explicou ele, agradecendo também o apoio de senadores e deputados. A criação de um sistema nacional de educação foi outro tema tratado pelo ministro. Para o governador Paulo Hartung, o conhecimento abre portas e janelas para o futuro. Ele lembrou que o Espírito Santo foi o Estado mais contemplado com campi do Instituto Federal, se comparado com outras regiões do País. "É preciso que cada um faça a sua parte para termos no Brasil uma sociedade diferente", ressaltou.

A solenidade em Linhares teve também as presenças dos ministros Edson Lobão (Minas e Energia) e Franklin Martins (Comunicação Social), dos senadores Renato Casagrande e Gerson Camata, do deputado federal Lelo Coimbra, do secretário estadual de educação Haroldo Corrêa, do vice-governador Ricardo Ferraço, dos prefeitos Guerino Zanon (Linhares) e João Coser (Vitória).