Página inicial > Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia em São Mateus vai até hoje

Semana de Ciência e Tecnologia em São Mateus vai até hoje

Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2008, 12h00 | Última atualização em Sexta, 19 de Setembro de 2008, 08h00

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unidade São Mateus teve início no dia 16 e vai até hoje, dia 18. As atividades acontecem na Praça Mesquita Neto e no Lions Clube São Mateus, no Centro da Cidade. O objetivo da semana é divulgar o Cefetes para a comunidade mateense e região, mostrando como os interessados podem adquirir educação gratuita de qualidade.

A abertura da programação aconteceu terça-feira à noite, no Lions Clube. Participaram da solenidade o diretor-geral do Cefetes, Jadir José Pela; o diretor da Unidade, Rubens Marques; o diretor do Ceunes, Renato Pirola; o prefeito de São Mateus, Lauriano Zancanela; a deputada federal Iriny Lopes (PT), vice-presidenta da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados; o futuro deputado estadual Paulo Roberto Ferreira e o presidente do Fundo de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Luciano Terra Peixoto, que representou o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Rogério Silveira de Queiroz. Após a abertura, os participantes voltaram para a praça, onde estão os experimentos, para conferir também a apresentação musical do aluno Marcelo Carvalho, do curso de Mecânica.

Alunos, professores e funcionários do Centro lotaram o auditório do clube para ouvir os discursos das autoridades e prestigiar as palestras do presidente do Fundo de Amparo e da deputada Iriny.

Luciano conversou com os estudantes sobre os investimentos que o Brasil faz na área de Ciência e Tecnologia e as empresas que têm sucesso em seus resultados, como a Embrapa e a Embaer. Iriny falou aos presentes sobre as perspectivas de financiamento para os programas voltados para Ciência e Tecnologia, destacando os fundos setoriais de investimento, as leis de incentivo à Ciência, as prioridades do Governo Federal e as chamadas públicas para editais, que alocam milhões de reais em pesquisas e formação de pesquisadores. O plano de ação apresentado pela deputada começou em 2007 e vai até 2010, com apoio a atividades nas áreas de recursos humanos, pesquisas básicas e aplicadas.

Hoje à noite, o responsável pela palestra será Laércio Moreto, representante da Petrobras, que abordará o tema Extração de Petróleo e os Investimentos da Petrobras na Região.

Alunos do Cefetes movimentam a Praça Mesquita Neto

Desde terça-feira, das 9 às 21 horas, alunos da Unidade São Mateus movimentam a Praça Mesquita Neto com a exposição dos experimentos. O aprendizado adquirido em sala de aula nos cursos de Mecânica e Eletrotécnica, oferecidos atualmente pelo Centro, está sendo mostrado para a população de uma forma prazerosa e os visitantes têm oportunidade de conhecer como a Ciência e a Tecnologia participam do dia-a-dia.

Quem for conferir as novidades até amanhã, terá oportunidade de ver os Geradores de Wandercrafth e de Winshurt, o experimento de Doff, o robô Dickson, o gerador de Tesla, o Ligor, entre outras curiosidades desenvolvidas por alunos de São Mateus e de Vitória, além dos projetos da Universidade Federal do Espírito Santo. E os estudantes do Cefetes estão com vocabulário e conhecimento afiados para tirar as dúvidas dos mais curiosos.

Um invento que animou os participantes e os visitantes foi o foguete feito de garrafa pet pelos alunos do curso de Mecânica. Outra atração é o Gerador de Wandercrafth, que deixa os mais corajosos de cabelos em pé.

Flávia Valiate, da Unidade de Ensino São Mateus