Página inicial > Notícias > Educação ambiental

Educação ambiental

Publicado: Segunda, 02 de Julho de 2007, 10h00 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2007, 10h00

A partir do dia 02 de julho, segunda-feira, será realizado no Cefetes o projeto "Coletiva" desenvolvido pelas alunas do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental, Deisy Pereira Paulo e Nayhara Wolkartte Costa, com orientação da professora Fernanda Aparecida Veronez, por meio do programa de Iniciação Científica.

O objetivo do programa é a conscientização de toda a comunidade Cefetiana sobre as questões ambientais. O programa irá realizar a coleta seletiva do papel da Unidade Vitória, que será doado à Cooperativa de catadores. O projeto também conta com o apoio da Direção-Geral do Cefetes, que já autorizou a compra de contenedores novos para adequação dos pontos de coleta. Os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental serão responsáveis pelo gerenciamento do lixo até o seu destino final. Para isso, os alunos foram capacitados por meio de um minicurso, no dia 28/06, quinta-feira, em que receberam orientações metodológicas e embasamento teórico. Os funcionários da limpeza também foram treinados na sexta, dia 29/06.

A intenção das alunas é trabalhar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. "Esperamos que esta iniciativa sirva para despertar na comunidade da Instituição uma preocupação sobre o problema dos resíduos sólidos e uma mudança de comportamento. Pretendemos fazer com que as pessoas reflitam não apenas no ambiente escolar, mas também em sua vida cotidiana, gerando multiplicação de conhecimento para cada vez mais pessoas. Assim, iremos atingir o grande objetivo, que é contribuir com o bem-estar do planeta e preservação de seus recursos, além da minimização dos impactos causados pela má disposição de resíduos".

O Cefetes, com seu apoio a este projeto, entra no hall das instituições preocupadas com o papel referencial que exercem, abrindo as portas para o debate sobre os problemas ambientais e incentivando a busca de estratégias para o desenvolvimento de uma comunidade sustentável.