Página inicial > Notícias > Aula no trem

Aula no trem

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2007, 13h00 | Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2007, 13h00
Uma iniciativa inovadora permitiu que alguns alunos do Curso Técnico de Transportes tivessem aula dentro de um trem. A idéia de integração entre as disciplinas e contextualização dos conteúdos ministrados em sala de aula começou em 2006/2, por iniciativa dos professores Eduardo Fausto Kuster Cid e Leonardo Ribeiro da Costa, com a participação de 9 alunos.

Dando continuidade a esse trabalho, no dia 16 de junho, 16 alunos, juntamente com os professores Eduardo, Leonardo e André Quintão, participaram de uma visita técnica à Estrada de Ferro Vitória a Minas. A viagem, até Colatina, teve como objetivo a integração da teoria com a prática, possibilitando um ambiente interdisciplinar de aprendizado.

Na ida os alunos utilizaram transporte ferroviário e na volta, o transporte rodoviário, o que possibilitou a comparação entre as vantagens e desvantagens no transporte de cargas e passageiros.

Durante a visita os alunos puderam observar aspectos técnicos da implantação e operação de uma ferrovia, tais como infra-estrutura, superestrutura, material rodante, acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, impactos ambientais provenientes da operação ferroviária e algumas atividades logísticas no entorno deste sistema.

No mesmo dia, os alunos visitaram a obra do Enrocamento da Avenida Rio Doce, em Colatina, onde observaram a execução de um aterro hidráulico.

A próxima etapa desse trabalho será a contextualização com o transporte aquaviário. Estuda-se a viabilidade de levar os alunos a bordo de uma escuna, para que conheçam o complexo portuário de Vitória.