Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Partidas do JIF iniciam na manhã desta segunda
Início do conteúdo da página

Partidas do JIF iniciam na manhã desta segunda

Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2009, 16h37 | Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2009, 16h57

A manhã do primeiro dia dos Jogos das Instituições Federais de Ensino (JIF 2009) foi de disputa acirrada entre os times participantes.

Entre as partidas, alguns times já se destacaram na competição, como a seleção de basquete do Espírito Santo, que venceu a do Paraná com uma grande vantagem de pontos. O time feminino de futsal do Piauí também não encontrou dificuldades em enfrentar as atletas do Amazonas, e fechou a partida com 11 gols a 2.

Já algumas outras equipes tiveram que suar para conquistar a primeira vitória. Foi o caso do vôlei feminino, no jogo entre Espírito Santo e São Paulo. A partida foi disputada ponto a ponto, sobretudo no quarto set, em que as capixabas viraram o placar até fechar o jogo em 26 x 24.

Jogos

Rio Grande do Norte vence o Pará no voleibol feminino

   

O time de voleibol feminino do Rio Grande do Norte (RN) venceu a primeira partida da rodada, contra a seleção do Pará. As paraenses foram derrotadas por 3 sets a 0, com parciais 25/17, 25/16 e 25/11.

No 3º set, o Rio Grande do Norte abriu uma vantagem de dez pontos e não teve dificuldade em fechar o jogo. A treinadora do time, Betânia de França, elogiou a postura técnica das meninas. “Apesar do nervosismo da 1ª partida, elas usaram todas as técnicas que treinamos e fizeram um bom jogo”, disse.

A próxima partida do Rio Grande do Norte (RN) acontece nesta terça-feira (14), às 8 horas, na quadra 2, contra a equipe do Paraná (PR).

Espírito Santo vence Paraná no basquete feminino

   

O Espírito Santo venceu com folga o 1º jogo de basquete feminino. Com boa vantagem, as meninas não tiveram dificuldade em fechar a partida por 73 a 37 contra o time do Paraná (PR).

Com o incentivo da torcida, a equipe mostrou entrosamento e conseguiu fazer uma bela partida. Para o técnico da seleção capixaba, Carlos Sérgio Couto, o time começou o jogo muito nervoso. “No 1º tempo eu senti as meninas muito nervosas, perdendo bola, mas depois elas se encontraram na quadra. Creio que vamos chegar na semifinal e brigar por esse 1º lugar”, afirmou o técnico.

O próximo adversário do ES no basquete feminino é o Rio de Janeiro (RJ). O jogo acontece nesta terça-feira (14), às 8 horas, na quadra 1.

Espírito Santo não consegue superar time do Paraná e perde no handebol masculino

   

Mesmo com a torcida a seu favor, o Espírito Santo (ES) não conseguiu derrotar o forte time de handebol masculino do Paraná (PR). A equipe Paranaense derrotou o time capixaba por 30 a 16 na manhã desta segunda-feira (13).
A técnica da equipe capixaba, Maura Bonfim, disse que faltou entrosamento entre os atletas. “Tivemos problemas antes da competição e precisei mudar a equipe. Eles não se encontraram em campo e acabou faltando entrosamento”, afirmou.

O técnico do Paraná, Nelson Luiz Gonçalves, elogiou a equipe. “Trabalhamos bem a defesa e por isso conseguimos essa importante vitória em cima do time da casa”, explicou.

O próximo jogo do Paraná é contra o São Paulo, vencedor da regional e time que preocupa o técnico Nelson. “Essa equipe de São Paulo que vamos pegar é muito forte. Se conseguirmos manter esse ritmo que fizemos aqui hoje e vencermos, podemos ir bem para a final e conseguir a vitória”, completou.

O jogo entre Paraná e São Paulo acontece nesta terça-feira (14), às 8h30, na quadra 4.

Time feminino de futsal do Piauí vence o Amazonas

   

O time do Piauí não teve dificuldade em vencer as meninas do Amazonas no futsal. Com o jogo ordenado e seguro, o Piauí ganhou de 11 a 2.

Para o técnico piauiense, Hélio Queiroz, o time rendeu bastante neste primeiro jogo da competição. “Me surpreendi com as meninas. Elas jogaram muito bem e fizeram um jogo de alta qualidade”, disse.

O destaque da equipe foi a ala-pivô Débora Lanny, 20 anos, que marcou 1 gol e armou todas as jogadas de gol. “Estamos muito confiantes. O grupo está bem unido e espero continuar contribuindo para a vitória”, disse a jogadora.

O próximo jogo do Piauí será contra o Cuiabá, nesta terça-feira, às 8h30, na quadra 3.

Pernambuco garante a primeira vitória no vôlei de praia masculino

   

Na manhã de estreia do JIF, o time de vôlei de praia de Pernambuco deu show nas areias e venceu a equipe do Rio de Janeiro por dois sets a zero, com parciais de 21 a 7 e 21 a 12. A dupla pernambucana Daniel e Hugo teve um gosto especial na vitória, já que é a primeira vez que a modalidade vôlei de praia é disputada no JIF.

Nesta terça-feira (14), Pernambuco enfrenta a dupla de Campos.
Espírito Santo supera o Ceará no vôlei de praia masculino

Os capixabas do vôlei de praia masculino garantiram vitória na disputa com a seleção do Ceará, por dois sets a um. A dupla Leandro e Viní-cius venceu o primeiro set de 21 a 13. O segundo, conquistado de virada pelos cearenses Rafael e Rodolfo, também ficou em 21 a 13 pontos. No último, em uma disputa bastante acirrada, a equipe do Espírito Santo levou a melhor ao fechar o placar por 23 a 21.

A próxima partida da equipe capixaba será nesta terça-feira (14), contra a dupla da delegação amazonense.

Campos vence com 60 pontos sobre o Rio Grande do Norte

   

O basquete feminino estreou com as equipes de Campos (RJ) e Rio Grande do Norte (RN), com vitória de Campos, que abriu um placar de 60 X 27. Com muitas roubadas de bola, a equipe de Campos conseguiu abrir larga vantagem sobre as adversárias, o que possibilitou o ensaio de jogadas e arremessos mais ousados. A cestinha da partida foi Pâmela, camisa 10, que jogou como lateral e pivô, marcando 26 pontos.

No último período de tempo a equipe de Campos conseguiu fazer 20 pontos de diferença e, de 40 pontos, passou para 60, com facilidade. A equipe do Rio Grande do Norte, que estava com 21 pontos, só conseguiu fazer mais 6 pontos até o encerramento da partida.

A equipe de Campos foi campeã nacional do JIF 2008 e já trabalha há bastante tempo suas atletas. Para o técnico Ricardo Reis, o entrosamento e a confiança das jogadoras, além do trabalho desenvolvido, refletiram na quadra. “São anos de treinamento. Estamos unidos há 3 anos”, indicou o técnico.

Futebol masculino: Espírito Santo faz 2 gols no time de Campos

   

A partida entre o Espírito Santo e Campos no futebol de campo masculino combinou disciplina com vontade de vencer. Os capixabas ganharam de 2X0. O atacante Gabriel Effgen, camisa 7, autor dos dois gols lembrou da disputa entre as duas equipes.

“Foi um jogo bem disputado e a vitória foi boa, pois estava engasgada na gente a derrota para Campos no início deste ano, por 3X1”, desabafou Gabriel Effgen, que fez os dois gols ainda no primeiro tempo.

Futsal feminino: ES abre vantagem sobre o RJ   

Na estreia do futebol de salão feminino, o Espírito Santo atacou mais e, com isso, conseguiu golear o RJ por 7X0. Por atacar mais, as capixabas conseguiram desenvolver melhor suas jogadas, finalizando os passes.

Devido ao trabalho da equipe, que se apresentava bem entrosada, todas as jogadoras atuaram bem e defenderam com honra suas posições. A ala direita Carla Secchin Lopes, camisa 11 do Espírito Santo, fez 4 dos 7 gols. Mesmo com a grande atuação, Carla admitiu que o time irá se esforçar mais para a próxima partida, nesta terça (14), às 8h.

“Estamos bem, mas sempre temos o que aprender e queremos ganhar, desenvolvendo nossas habilidades no campo”, disse Carla Secchin.

A técnica Sônia Shor, do Rio de Janeiro, lamentou o 7X0, mas considerou a partida boa. “As meninas estão começando e a equipe do ES já atingiu um nível superior na modalidade”, considerou. O Rio de Janeiro faz nova partida nesta quarta (15).

ES ganha de 3 X 1 de Sampa em partida disputada

   

A vitória de 3 X 1 do Espírito Santo em cima das paulistas foi disputada bola a bola, saque a saque. Com parciais de 25 (ES) X 19 (SP) no 1º Set; 25 (SP) X 17 (ES) no 2º Set; 25 (ES) X 22 (SP) no 3º e 26 (ES) X 24 (SP) no 4º, o jogo envolveu a torcida e empolgou o campeonato.

Depois de perder o segundo set para as paulistas, as capixabas contaram com o apoio da torcida, que gritava “Vitória Aê!”, para virar o jogo. No terceiro set, as paulistas cometeram erros de saque, o que facilitou alguns pontos para as capixabas.

No quarto set, que durou 37 minutos, os capixabas baixaram a diferença de pontos, mesmo com a torcida paulistana empurrando o time. O momento da virada foi quando o placar marcava 21 (SP) X 18 (ES). Logo depois, a equipe paulista conseguiu fazer 24 pontos e estacionou, enquanto as capixabas foram chegando ponto a ponto até virarem o placar por 26 X 24.

Para o técnico Danilo Guimarães, da equipe do Espírito Santo, a atuação da ponta Lorena, camisa 12, foi decisiva para a virada do time. “Ela passou bem as bolas, sacou e soube integrar a equipe”, elogiou.

Pará vence de 2x0 sobre o Alagoas no futebol de campo

   

O camisa 10 da seleção de futebol de campo do Alagoas, Mário Fernandes Ramalho Júnior, foi decisivo para a vitória sobre o Pará. Autor dos dois gols da partida, Mário comemorou e lembrou que, no ano passado, o time que havia perdido, hoje comemora a vitória, mais confiante sobre jogos futuros.

“No ano passado a estreia foi com o Alagoas e nós perdemos de 4 X 2, fato que foi superado hoje”, disse Mário Fernandes Júnior.

O jogo foi muito truncado e com muita correria, talvez sinalizando a rivalidade entre os dois times que já se enfrentaram no campeonato passado. A partida foi marcada por muitas bolas aéreas e várias faltas, o que ocasionou três cartões amarelos para o Pará. Mesmo assim, a equipe soube superar as adversidades para marcar os dois gols da vitória.

Alagoas ganha a primeira partida do handebol masculino

A seleção de Alagoas foi a vencedora da do jogo de estréia da modalidade handebol masculino. O time ganhou de 16 X 6 do time de Cuiabá, sem muita disputa.

Para José Roberto Araújo, técnico da seleção de Alagoas, o desempenho da equipe foi satisfatório, mas poderia ter sido melhor. “Os meninos jogaram bem, mas foi bem aquém do que eles são capazes. É o primeiro dia de competição, e todos ainda estão em fase de ambientação. Além disso, os atletas de Alagoas são muito novos, a média da faixa etária é de 17 anos. Apesar disso, fomos vice-campeões no JIF do último ano e, dos nove campeonatos regionais, fomos vencedores em oito”.


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página