Página inicial > Notícias > Equipe de alunos do Ifes é premiada em competição de robótica

Equipe de alunos do Ifes é premiada em competição de robótica

Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2009, 00h14 | Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2009, 16h48

A Equipe Muqueca, composta por sete graduandos em Engenharia Elétrica do Ifes, participou, no mês de julho, da Guerra de Robôs do 5º Winter Challenge, onde conquistou o terceiro lugar na categoria Featherweight.

A Equipe Muqueca, composta por sete graduandos em Engenharia Elétrica do Ifes, participou no mês de julho da Guerra de Robôs do 5º Winter Challenge, onde conquistou o terceiro lugar na categoria Featherweight (13,6kg) com o robô “Cascudo”. Por esse resultado, Muqueca foi ainda escolhida como a Equipe Revelação de 2009.

O Winter Challenge é uma competição de robótica que vem sendo realizada há 5 anos, na cidade de Amparo, no interior paulista. Sua 5º edição aconteceu nos dias 25 e 26 de julho e reuniu grupos de diversas partes do Brasil – 13 na categoria Featherweight.

O robô “Cascudo”, criação da Equipe Muqueca – originada em 2008 e formada por Rodrigo Baioco, Thiago Mariani, Samuel Calazans, Eduardo Corona, Philipe Zorzanelli, Pedro Bacheti e Fernando França – utiliza um motor de alta rotação e um potente torque. Sua arma principal, “giro mortal”, derrotou seu primeiro oponente. Na segunda luta, contudo, a equipe foi vencida, passando para a repescagem. A partir daí, venceu todas os embates que disputou, até a semifinal, onde foi derrotada nos pontos por 18 x 15, colocando-se em terceiro lugar no campeonato – já que o grupo perdedor da outra semifinal foi desclassificado.

Os alunos se preparam agora para o próximo evento de guerra de robôs, que acontece junto ao 9º Encontro Nacional de Engenharia de Controle e Automação – Eneca, na cidade de Joinville, no mês de outubro. Almejando o primeiro lugar, a equipe construirá uma nova armadura para o “Cascudo”. Em razão dos investimentos necessários, a Equipe Muqueca está em busca de novos patrocinadores. Quem quiser apoiar o projeto, não só financeiramente, mas também com ferramentas e materiais para usinagem, pode entrar em contato com os integrantes por meio do site http://www.equipemuqueca.kit.net.