Página inicial > Notícias > Centenário da rede é tema de exposição fotográfica no Ifes

Centenário da rede é tema de exposição fotográfica no Ifes

Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2009, 14h45 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 16h03

No campus Vitória, a Mostra Fotográfica Itinerante “De Aprendizes Artífices a Institutos Federais: 100 anos de compromisso com a educação profissional e tecnológica no Brasil” pode ser vista na biblioteca.

Em comemoração ao centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Ifes está recebendo, no mês de agosto, a Mostra Fotográfica Itinerante “De Aprendizes Artífices a Institutos Federais: 100 anos de compromisso com a educação profissional e tecnológica no Brasil”.

O primeiro campus a receber a exposição foi o de Alegre, seguido por Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Serra, Aracruz, Linhares, São Mateus, Nova Venécia e Colatina. A visitação é aberta ao público e gratuita.

No dia 24, a Mostra poderá ser conferida no campus Itapina e, no dia 25, no campus Santa Teresa, pela manhã. Vitória será o último campus do Instituto a receber a exposição, que poderá ser visitada nos dias 26 (das 15h às 22h), 27 (das 7h às 22h) e 28 (das 7h às 18h).

Todas as regiões do país estão recebendo a Mostra Fotográfica Itinerante. O acervo traz registros fotográficos das décadas de 1910 a 1960 sobre a formação profissional do início do século XX. Em 23 de setembro de 1909, o Governo Federal criou, por meio do Decreto nº 7.566, a Rede Federal. As 19 Escolas de Aprendizes Artífices foram instituídas para oferecer ensino profissionalizante gratuito.

São 51 fotos em preto e branco dos acervos das instituições federais, que relatam a evolução da oferta formativa, inicialmente aos “filhos dos desfavorecidos da fortuna” para a consolidação de uma formação profissional intelectual e tecnológica. As fotos também desvendam a presença feminina no início dos anos 1940, com o curso de economia doméstica.

A Mostra iniciou seu itinerário em fevereiro, no campus Concórdia do Instituto Federal Catarinense, percorrendo os campi dos Institutos do Rio Grande do Norte, de Brasília, do Rio Grande do Sul, Fluminense, de Minas Gerais e de Rondônia.

Notícia adaptada da Assessoria de Imprensa da Setec