Página inicial > Notícias > Pop & Jazz promove Workshop gratuito com pianista e violonista

Pop & Jazz promove Workshop gratuito com pianista e violonista

Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2009, 18h21 | Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2009, 18h45

No dia 5 de setembro, a Orquestra Pop & Jazz do Ifes irá promover um Workshop/Marteclass aberto ao público com o pianista norte-americano Phil DeGreg e o violonista Bruno Rosas Mangueira.

O Workshop será no Salão de Convenções (salão sobre a Caixa Econômica Federal) do Ifes campus Vitória, às 14h. A entrada é franca.

O encerramento do evento será marcado por um Concerto da Pop & Jazz, com participação dos ministradores do Workshop, às 20h, no Teatro do campus. A entrada também é franca.

O pianista norte-americano Phil DeGreg tem nove CDs lançados, excursionou por vários países com a Woody Hermann Orchestra nos anos 80 e participou, entre outros, dos festivais de Monterey e Montreux. Atualmente é professor do programa de Jazz Studies da University of Cincinnati.

Phil esteve no Brasil durante o primeiro semestre de 2008, ministrando aulas na Unicamp através de bolsa Fulbright, quando realizou algumas apresentações e gravação com Bruno Mangueira e outros músicos brasileiros.

Bruno Mangueira nasceu em Vitória (ES), em 1978. Iniciou seus estudos de violão com o professor Elias Borges. Entre 1994 e 1997, realizou cursos teóricos e práticos com o maestro Célio Paula da Costa na Escola Técnica Federal do Espírito Santo, onde integrou Pop & Jazz Orquestra ETFES como guitarrista e, posteriormente, contrabaixista.

Cursou bacharelado e mestrado em Música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Apresentou-se e/ou gravou com artistas como Gilson Peranzzetta, Nelson Ayres, Hélio Delmiro, Elba Ramalho, Filó Machado, Jamelão, Ulisses Rocha, Mauro Senise, Vinícius Dorin, Mané Silveira e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Realizou trabalhos de arranjo e direção musical para CDs, DVD, espetáculos, big bands e orquestra sinfônica. Obteve o segundo lugar no Festival de MPB de Tatuí (SP) em 2001 e classificou-se entre os dez finalistas na edição de 2004. Lecionou na Faculdade de Música do Espírito Santo, CEU Perus/Prefeitura de São Paulo e Unicamp.

Atualmente é professor da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, e doutorando em Música pela Unicamp; integra a Banda Urbana (big band), como guitarrista e arranjador, e o trio Azeviche, que lançou seu CD em 2007. Recentemente participou do XVI Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins (2009), como professor da oficina de Guitarra.

O primeiro CD de Bruno Mangueira, com repertório autoral, está sendo lançado em 2009 e conta com a participação de Toninho Horta, Robertinho Silva, Nailor Proveta, Toninho Ferragutti, Léa Freire, Tiago Costa, Paulo Paulelli, Edu Ribeiro, Gabriel Grossi e Rodrigo Ursaia, além de naipes de cordas e sopros.