Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Câmara Municipal realiza Sessão Solene em homenagem ao Centenário do Ifes
Início do conteúdo da página

Câmara Municipal realiza Sessão Solene em homenagem ao Centenário do Ifes

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2009, 16h32 | Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2009, 19h19

No mês de comemoração do Centenário do Ifes, 39 servidores foram homenageados pelos serviços prestados na área da educação.

A Câmara Municipal de Vitória realizou, às 17 horas do dia 10 de setembro, um sessão solene em homenagem ao Centenário do Ifes. Na ocasião, 39 servidores do Instituto foram homenageados com o diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados na área da educação e por ajudarem a construir a história da Instituição, iniciada em 23 de setembro de 1909 pelo presidente Nilo Peçanha, com a criação da Escola de Aprendizes Artífices do Espírito Santo.

A abertura da cerimônia foi feita pelo Coral Camerata do Ifes, regido pelo maestro Heraldo Silva Filho, com o acompanhamento do pianista Elenísio Rodrigues. Além da presença dos homenageados e de seus familiares, estiveram presentes à solenidade servidores e professores do Ifes.

Compuseram a Mesa de Honra os vereadores e requeridores da sessão Esmael Barbosa de Almeida, Fabrício Gandini e Reinaldo Matiazzi Bolão – os três ex-alunos da Instituição; o Reitor e o diretor de Implantação campus Guarapari do Instituto, Denio Rebello Arantes e Ronaldo Cruz; e a professora Nilma Buaiz, representando os homenageados.

Denio agradeceu a todos os servidores presentes pelo tempo e esforço dedicados ao Instituto, hoje o maior do país, e traçou um pequeno histórico do Ifes na educação do país.

Em seguida, o vereador Esmael Barbosa falou sobre a dificuldade de escolher as pessoas homenageadas, pois foram muitas as que foram e são importantes. Também disse se sentir honrado em prestar homenagem pública a uma escola que possui “papel fundamental na preparação da juventude”: “Peço a Deus que dê muita sabedoria a vocês, para que continuem fazendo essa escola ser tão importante para os jovens como foi para a minha vida”, disse o vereador e ex-aluno.

Fabrício Gandini reforçou que o ensino do Ifes é uma referência de qualidade e que a Sessão Solene foi aprovada por unanimidade entre todos os vereadores. Relembrou também algumas histórias de seu tempo de estudante do curso de mecânica, nos anos 90: “Eu tive a honra de jogar futebol e de cantar no coral. Além disso, foi no Grêmio da Escola Técnica que eu despertei para a política”, conta.

O vereador Reinaldo Bolão ressaltou a honra de homenagear uma Instituição que fez tanto pelo Estado e na qual ele fez dois cursos: “Além da formação profissional, essa é uma escola que forma cidadãos. Agradeço todos os conselhos que recebi dos professores durante o tempo em que estudei lá”, diz Bolão, que, em seguida, citou e proclamou um trecho da Marcha Eteviana, o hino da escola.

Os vereadores Namy Chequer, Dermival Galvão e Juarez Gonçalves também estiveram presentes à cerimônia. "O Ifes é um projeto para um país e um Espírito Santo forte. Sempre fui um entusiasta desse sistema", declarou Namy Chequer.

Servidores homenageados:

Afonso Cláudio Benezath Cabral
Aldeci Mota
Aloísio Carnielli
Antonio Carlos Guimarães de Queiroz
Antonio Rosa Intra
Arlindo Norberto Arnt
Carlos Roberto Alves dos Santos
Clecy Saiter Araujo de Oliveira
Denio Rebello Arantes
Edna Ambrozio Soares
Edson Tristão de Aguiar
Eraldo José dos Santos
Flavio Antonio de Morais Pinto
Gentil Gava
Irineu Storsh
Jadir José Pela
Jaime Regatieri
João Luiz Fernandes
José Nunes Neto
Jonas Pereira
Lezi José Ferreira
Lirio Zani
Lívia Rohr Cardoso
Lourival Fernandes
Luís Cláudio da Silva
Luiz Carlos Bona
Luiz Carlos Tedesco
Marcelo Thevernard do Amaral
Maria da Penha Xavier
Maria do Perpétuo Socorro Braga de Castro
Mauro da Silva
Nilma Buaiz
Rogério Vassalo Bottecchia
Sebastião de Oliveira
Taciano Fernandes Correa
Tadeu Pissinati Sant`nna
Vania Siquara Neves
Wandoalei José Jeveaux
Zenaldo Rosa da Silva
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página