Página inicial > Notícias > Coral de surdos emociona público na Semana do Centenário

Coral de surdos emociona público na Semana do Centenário

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2009, 18h48 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2009, 00h02

Para encerrar o primeiro dia das comemorações do Centenário do Ifes, uma apresentação emocionante com o Coral de Surdos. Vestidos de preto ou com roupas características da canção que interpretaram e com luvas especiais, os artistas foram ovacionados pelo público, que lotou o Teatro da escola. Ao final, foi distribuída a Cartilha de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica dos alunos com Necessidades Especiais do Ifes, produzida com o objetivo de orientar toda a comunidade escolar a respeito do assunto.

Foi realizada uma apresentação do projeto “Conhecendo Libras na Escola”, que tem como foco ensinar aos professores e servidores a linguagem dos sinais, o que permite uma comunicação clara com os alunos surdos. O projeto é desenvolvido através da Oficina de Libras e teve duas edições, em 2007 e em 2008. Os cursos de Licenciatura em Matemática e Química já aderiram à ação.

Também no encerramento da noite, o Coral recebeu um certificado por estar participando da comemoração do centenário. A professora do Ifes Raquel Pellanda Dardengo, que coordenou a apresentação e faz parte do projeto de monitoria aos alunos surdos, também recebeu o certificado.

Cartilha
O material traz dicas de como lidar com pessoas com necessidades especiais no ambiente escolar, para que elas possam se integrar ao espaço da melhor maneira possível e se relacionar com os demais alunos, professores e servidores. Para tanto, traz noções de acessibilidade, sugestões de convivência com necessidades educacionais especiais, leis sobre o assunto, alfabeto manual de Libras e o alfabeto em braile.