Página inicial > Notícias > Ifes completa 100 anos com selo comemorativo

Ifes completa 100 anos com selo comemorativo

Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2009, 11h44 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2009, 19h07

Nesta quarta (23), dia em que o Ifes completa 100 anos, toda a comunidade acadêmica se reuniu para a obliteração do selo comemorativo e para cantar parabéns para o Instituto.

Nesta quarta (23), dia em que o Ifes completa 100 anos, toda a comunidade acadêmica se reuniu para a obliteração do selo em comemoração ao centenário. A solenidade foi realizada no Campus Vitória e contou com a presença do presidente do Crea-ES, Luis Fiorotti, do diretor regional do Correios, Juarez Coelho Junior, dos deputados estaduais Givaldo Vieira e Paulo Roberto, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Jadir José Pela, do diretor-geral do campus Vitória, Ademar Comassetto, e do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes.

O selo é composto por duas partes: a primeira é padrão em todo o país e traz o mapa do Brasil com destaque para a localização das unidades da Rede Federal de Ensino e o número 100, simbolizando a data. Já a segunda parte do selo apresenta uma imagem da primeira sede do Ifes, no Parque Moscoso, e o logotipo da escola.

Durante o discurso, o presidente do Crea/ES afirmou que este é um dia de festa para toda a “comunidade eteviana”. Já o diretor dos Correios, Juarez Junior, lembrou que o seu passado escolar se confunde com o do Ifes. “Fui aluno da escola há cerca de 20 anos e, neste período, já eramos considerados uma das melhores instituições de ensino do estado. Por essa credibilidade, é uma satisfação para os Correios fazer parte desta história”, diz.

O deputado estadual Paulo Roberto também é ex-aluno do Ifes. “Sai de Cachoeiro aos 14 anos, em 1979, para estudar em Vitória, já que não haviam escolas no interior do estado. Por isso, sei da impotância da expansão para outros municípios, fato que permitiu crescimento e desenvolvimento do interior”, comemora.

Para encerrar a solenidade, o reitor destacou a importância de agradecer a todos os que fizeram a história da escola. “Meus agradecimentos aos alunos e professores que construiram e estão construindo a história da instituição. Cada um que passa por aqui, deixa um pedaço de si”, garante.

Depois da cerimônia, todos cantaram parabéns para o instituto ao redor do bolo preparado especialmente para a ocasião.

Programação nacional
Em Brasília, pela manhã, também houve a obliteração do Selo Comemorativo do Centenário da Rede Federal de Ensino, no Congresso Nacional, transmitida ao vivo pela TV Senado. Ainda durante a cerimônia, o dia 23 de setembro foi institucionalizado como o Dia do Profissional Técnico. À noite, o ministro da Educação, Fernando Haddad, fez um pronunciamento em cadeia nacional.