Página inicial > Notícias > Campus São Mateus comemora 100 anos com atividades ao longo do mês

Campus São Mateus comemora 100 anos com atividades ao longo do mês

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2009, 16h31 | Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2009, 12h48

De torneio de xadrez a show de talentos, os eventos animaram o campus.

Torneio de Xadrez

Nos dias 17 e 18 de setembro, o campus São Mateus realizou o 1º Torneio de Xadrez. Foram vinte e quatro inscritos, entre alunos e servidores. O aluno Rodolpho Rodrigo Souza da Silva, do 3º módulo do curso Técnico em Eletrotécnica, obteve o primeiro lugar.

A segunda colocação foi do estudante Mak Douglas Maciel dos Santos, do 1º módulo do curso Técnico em Mecânica. O torneio foi organizado pela Coordenadoria de Biblioteca do campus, com apoio técnico do professor Sérgio Roberto de Araújo.

Semana de Ciência e Tecnologia de São Mateus recebe mais de 2.000 pessoas

A Semana de Ciência e Tecnologia, realizada no campus São Mateus, recebeu mais de 2.000 pessoas entre os dias 15 e 17 de setembro, no coreto da Praça Mesquita Neto. Alunos, pais, servidores e representantes da sociedade mateense que visitaram os estandes puderam conferir a exposição e apresentação de experimentos preparados pelos estudantes do Instituto, como o controlador de temperatura, os controles de display luminoso e de nível de fluídos – dos alunos do Técnico em Eletrotécnica – a garra hidraúlica, o pêndulo ressonante, e a cortina de sabão (tensão superficial), dos estudantes de Mecânica. Todos os trabalhos tiveram supervisão dos professores. Na Semana, houve, também, apresentações culturais do Projeto Araçá e da Orquestra de Violões.

A comissão organizadora constatou grande aceitação do público à programação, tendo em vista o grande número de visitas de estudantes de escolas públicas e privadas de São Mateus.

A Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto aconteceu na semana anterior à da Festa da Cidade. São Mateus comemorou 465 anos de história no dia 21 de setembro. No parque de exposições da festa, o Ifes organizou um estande para divulgar o trabalho desenvolvido na Instituição. Segundo o diretor-geral, Rubens Marques, a Semana cumpriu com o objetivo de divulgar o Ifes que, este ano, inicia o processo de seleção para a primeira turma do curso de Engenharia Mecânica.

Show de Talentos comemora 3 anos do campus São Mateus

O Show de Talentos do campus São Mateus teve o objetivo de comemorar 3 anos de atuação da Instituição no Município. A programação encerrou a Semana de Ciência e Tecnologia do campus. Apresentaram-se três bandas, duas duplas (uma de violões, outra de música), dois solos e um monólogo. A organização destacou que o público mateense conseguiu interagir com os artistas do Ifes, mostrando que estudantes e servidores têm muito mais a mostrar para a comunidade do que o aprendizado de sala de aula. Segundo o diretor-geral, Rubens Marques, “o Show de Talentos contribuiu para divulgar a escola e mostrar os muitos talentos escondidos”.

Para Ralf da Silva Alves, 21 anos, aluno do 3º período do curso Técnico em Eletrotécnica e participante do Show de Talentos, “o evento foi muito motivador para os estudantes, pois mostrou que a Instituição não se preocupa apenas com a educação em sala de aula, mas também com a cultura”. Segundo ele, por ter acontecido em praça pública, atingiu um público diversificado. “A música toca as pessoas e foi uma forma de mexer com os sentimentos dos espectadores”, frisou.