Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Feira “Estudar e pesquisar na Alemanha” terá universidades de excelência
Início do conteúdo da página

Feira “Estudar e pesquisar na Alemanha” terá universidades de excelência

Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2009, 15h49 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2009, 20h03

O Serviço Alemão da Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Goethe-Institut realizam em 24 de outubro (sábado), das 12 às 18 horas, sua tradicional feira “Estudar e Pesquisar na Alemanha”.

O evento acontece no próprio Goethe-Institut em São Paulo (Rua Lisboa, 974, Pinheiros) e terá estandes informativos, palestras, aulas grátis de alemão e sorteio de prêmios. Entre os expositores, o grande destaque é a presença de representantes de quatro universidades de excelência da Alemanha, a de Göttingen e as técnicas de Munique (TUM), Aachen (RWTH) e TH Karlsruhe, estas três através da associação TU9 de universidades tecnológicas. Também estarão na feira as universidades de Marburg e Passau, a TU Bergakademie Freiberg e a Jacob University de Bremen.

Novidade será a estreia da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Abipe (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil), representando a IAESTE, organização mundial de estágios. Um terço dos estudantes brasileiros mediados pela Abipe obtém estágio na Alemanha.

A feira é uma excelente oportunidade para estudantes, principalmente universitários, informarem-se sobre pós-graduações na Alemanha, principalmente doutorado. Possibilidades de bolsas e de fomento a cooperações universitárias e científicas, bem como de pós-doutorado na Alemanha, também fazem parte da oferta dos expositores, especialmente do DAAD, da DFG (Fundação Alemã de Pesquisa Científica) e da Fapesp. O evento também se dirige àqueles que desejam aprender o idioma alemão, seja no Brasil ou na Alemanha.

O leque de expositores conta também com a Lufthansa, a Senator Turismo e a emissora internacional Deutsche Welle, que oferece cursos de alemão online, além de sua programação jornalística em rádio, tevê e internet. O Consulado Geral da Alemanha terá seu estande para esclarecer sobre as novas regras de visto vigentes desde o início de 2009 para estudantes e doutorandos brasileiros. Como convidada, participa a CampusFrance, para orientar sobre as bolsas Erasmus Mundus para cursos de pós-graduação feitos na Alemanha e na França. Para concorrer a um dos vários prêmios oferecidos pelos expositores (inclusive bolsas de estudo do Goethe-Institut), basta comparecer e preencher uma ficha na entrada.

Mais informações: http://rio.daad.de/shared/eventos.htm


Fonte:www.daad.org.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página