Página inicial > Notícias > Lançamento do livro comemorativo do centenário do Ifes

Lançamento do livro comemorativo do centenário do Ifes

Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2009, 20h00 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2009, 18h52

O evento será realizado no dia 6 de novembro, às 9h, na biblioteca do campus Vitória.

O lançamento do livro comemorativo do centenário do Ifes foi adiado. O evento, que aconteceria no dia 28 de outubro, foi remarcado para o dia 6 de novembro, às 9h, na biblioteca do campus Vitória. A trajetória do Instituto será eternizada na obra “A trajetória de 100 anos dos eternos titãs: da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal”, um relato completo de toda a história da escola e de como ela contribui para a formação do mercado de trabalho capixaba.

“É uma alegria para o Ifes completar 100 anos de existência, aliando tradição e modernidade no ensino. O lançamento do livro vem para documentar a história de uma instituição que muito contribui para o desenvolvimento do Espírito Santo, formando bons profissionais e cidadãos”, afirma o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes.

O livro foi escrito por José Candido Rifan Sueth, José Carlos de Mello, Mariluza Sartori Deorce e Reginaldo Flexa Nunes – todos professores do Ifes. Durante a apuração, eles resgataram informações curiosas como o aumento do número de mulheres nas turmas ao longo dos anos. A primeira aluna dos cursos técnicos foi do curso de Edificações, aprovada em 1969. Já em 1988, cerca de 27% do quadro de estudantes eram meninas. Em 2009, somente no Campus Vitória, as alunas ocupam aproximadamente 50% das vagas.

José Candido, presidente da Comissão do livro do centenário e um dos autores, diz que "é enriquecedor estudar a história da Instituição”: “Eu me sinto verdadeiramente emocionado em ajudar a escrever a história de uma instituição centenária, que colaborou efetivamente para a construção da identidade capixaba”, afirma.

Lançamento do livro “A trajetória de 100 anos dos eternos titãs: da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal”
6 de novembro, às 9h, na biblioteca do campus Vitória.
Aberto ao público.