Página inicial > Notícias > “Plantando água”: Ifes inova em programa de recuperação ambiental

“Plantando água”: Ifes inova em programa de recuperação ambiental

Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2010, 11h31 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2016, 14h45

Além da reposição de água na região, o projeto contemplará a recuperação de vegetação nativa da sub-bacia do rio Santa Maria do Doce e a adequação ambiental de propriedades rurais

Os produtores rurais que moram nos arredores da sub-bacia do rio Santa Maria do Doce (que abrange os municípios de Santa Teresa, São Roque do Canaã e Colatina) irão receber mudas florestais e assistência técnica. A iniciativa faz parte do projeto “Plantando Água”, do campus Santa Teresa, que já está em fase final de elaboração e tem início previsto para o primeiro semestre de 2010.

Segundo o Coordenador do Programa, professor Robson Meireles, o projeto envolverá tanto os professores quanto os alunos dos cursos técnicos (principalmente do curso de Meio Ambiente) e de graduação do campus. “O principal objetivo do ‘Plantando Água’, é a reposição de água na região, visando à recuperação das nascentes e, consequentemente, ao aumento do volume de água do Santa Maria do Doce”, afirma o professor. Tais medidas contribuirão para o desenvolvimento econômico da região, proporcionando sustentabilidade das atividades agropecuárias e garantindo o abastecimento doméstico, limitados pela atual situação de escassez de água.

O programa já conta com o apoio de várias entidades e órgãos, como a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf), as prefeituras, o Instituto Terra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entre outros colaboradores.

Robson conta que todas as mudas serão produzidas nas dependências do campus Santa Teresa, que possui uma estrutura de viveiro de mudas, laboratório de sementes e de micropropagação. A princípio, o Instituto Terra irá treinar os alunos do campus para que, então, eles comecem a ter contato com as atividades do projeto, desde o beneficiamento das sementes até a produção de mudas e o seu acompanhamento no campo, ou seja, na área do produtor rural.