Página inicial > Notícias > Professores lançam livros em Simpósio Nacional de Humor e Linguagem

Professores lançam livros em Simpósio Nacional de Humor e Linguagem

Publicado: Segunda, 29 de Março de 2010, 14h42 | Última atualização em Terça, 30 de Março de 2010, 17h07

Professores do Ifes participaram do I Simpósio Nacional de Humor e Linguagem que aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no dia 25 de março.

Na ocasião, foi lançado o livro "O que sabe e o que pode a Linguística Textual", em que foram reunidos textos de vários alunos que frequentaram, durante o primeiro semestre de 2009, a disciplina Linguística Textual no Departamento de Línguas e Letras na Ufes. Entre eles, a professora de Línguística Walkyria Barcelos Sperandio, do campus Santa Teresa. Um exemplar do livro foi doado à biblioteca Major Bley.

O professor Vitor Gomes, pedagogo do Centro de Educação a Distância (Cead) do Ifes, lançou o livro "A Linguagem do Humor: diferentes olhares teóricos", do qual foi coautor. O livro traz um estudo sobre o humor envolvendo suas várias vias, entre a filosófica, linguística, sociológica e psicológica, envolvendo Freud, Bergson e Nietzsche. Ele analisa desde tiras em quadrinhos até programas de televisão.

O lançamento teve a presença do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Sirio Possenti, um dos maiores teóricos brasileiros da área.