Página inicial > Notícias > Revitalização paisagística do campus Cachoeiro

Revitalização paisagística do campus Cachoeiro

Publicado: Segunda, 29 de Março de 2010, 15h18 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2010, 16h42

Pensando em propiciar ambientes mais humanizados e em amenizar a sensação de calor no campus, quatro alunos do 4º módulo do curso Técnico em Mineração estão desenvolvendo um projeto de revitalização do campus.

Pensando em propiciar ambientes mais humanizados e em amenizar a sensação de calor no campus Cachoeiro de Itapemirim, que possui áreas expostas ao sol e pouca arborização, quatro alunos do 4º módulo do curso Técnico em Mineração estão desenvolvendo um projeto de revitalização do campus.

Victor Salarolli, Marcela Adame, Adrielle Henrique e Isaac Correia, sob orientação dos professores Cassiano Louzada e Magnólia Nascimento, já estão na fase de implantação das propostas, que envolvem a plantação de árvores e o jardinamento da paisagem. Segundo Cassiano Louzada, as propostas foram definidas de acordo com as diferentes necessidades de cada área, após um diagnóstico socioambiental do campus.

"A principal relação do envolvimento dos alunos de Mineração com o planejamento paisagístico é com a Reabilitação Ambiental, cada vez mais requisitada entre os profissionais que trabalham com exploração de recursos naturais", diz Cassiano, que lembra que a atividade mineradora gera impactos ambientais visuais e estruturais e que a prática paisagística surge como medida de contenção e atenuação desses impactos.

Como forma de marcar a execução do projeto, mudas de árvores serão plantadas de forma simbólica no campus por alunos, professores e técnico-administrativos. Prevê-se ainda, no mês de abril, o monitoramento dos vegetais utilizados no jardinamento e rearborização e um treinamento da equipe de manutenção das áreas externas.

Extensão
A revitalização do campus fará parte de um projeto de extensão que o Instituto irá promover no município de Cachoeiro. O objetivo é atuar no desenvolvimento socioambiental regional, com projetos de Educação Ambiental e Desenvolvimento Urbano.