Campus São Mateus desenvolve competição para alunos de Mecânica
A competição, baseada no Projeto Baja, criado na Universidade da Carolina do Sul, vem como atividade extracurricular do curso Técnico em Mecânica do campus São Mateus.
A Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – SAE Brasil desenvolve importantes programas estudantis que auxiliam nas atividades extracurriculares de estudantes de engenharia. Dentre eles, a competição SAE Baja Brasil. O projeto Baja foi criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, tendo sua primeira competição realizada em 1976. No Brasil, a primeira edição foi realizada em 1995, tornando-se uma das mais importantes atividades extracurriculares para os estudantes de engenharia.
O campus São Mateus, com interesse em atender ao curso Técnico em Mecânica, adequou a competição SAE Baja Brasil e montou um cronograma de quatro etapas: Projeto; Simulação; Construção; e Testes em campo e participação em feiras e competições regionais.
O objetivo é projetar e construir um protótipo recreativo, off road, monoposto e robusto, visando à interação dos alunos com o campus e, posteriormente, a interação em competições com os campi do Instituto. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado, de simples manutenção e operação, além de ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática, sem apresentar danos.
Dos 22 alunos inscritos para participar do projeto, seis foram selecionados:
João Paulo Pinheiro Bobbio
Lucas Alves Ferreira
Maurício dos Santos Silva
Tiago Silva de Souza Siqueira
Valéria Gonçalves Vicente
Willian Santos
Os demais inscritos irão compor um cadastro de reserva da 1ª etapa, para o caso de haver vagas ou condições de novas convocações.
Redes Sociais