Página inicial > Notícias > Alunos do campus Nova Venécia visitam o Vale do Jequitinhonha

Alunos do campus Nova Venécia visitam o Vale do Jequitinhonha

Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2010, 09h20 | Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2010, 13h36

Os estudantes visitaram desde os centros de lapidação e caracterização tecnológica de gemas, até os garimpos de extração de águas-marinhas, topázios e turmalinas.

Entre os dias 3 e 6 de junho, os alunos do curso Técnico Concomitante em Mineração do campus Nova Venécia visitaram, pela segunda vez, o maior centro mundial de extração e lapidação de pedras preciosas: o distrito Pegmatítico do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Coordenados pelo professor Clayton Ricardo Janoni e sob o apoio do técnico em Mineração do campus, Murilo Agrizzi, os estudantes visitaram desde os centros de lapidação e caracterização tecnológica de gemas na cidade de Teófilo Otoni – conhecida como a capital mundial das pedras preciosas – até os garimpos de extração de águas-marinhas, topázios e turmalinas das regiões de Padre Paraíso, Itaobim, Itinga e Araçuaí. Os alunos tiveram, ainda, uma aula de cultura regional brasileira sobre as belezas do Vale do Jequitinhonha.

“As áreas de garimpo de pedras preciosas do Vale do Jequitinhonha já são nosso laboratório experimental para as aulas de campo em Metalogenia e Geologia Econômica. A lavra garimpeira também é um dos principais eixos na formação de nossos alunos em Mineração e colocá-los em meio ao maior centro de extração desses bens minerais é bastante gratificante, pois é uma das regiões mais carentes do Brasil e uma das mais ricas em termos de subsolo”, conclui Clayton.

campo1
campo1 campo1