Página inicial > Notícias > Ifes aprova programas e projetos no Edital Proext 05/2010

Ifes aprova programas e projetos no Edital Proext 05/2010

Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2010, 09h41 | Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2010, 09h43

Equipes de docentes do Ifes obtiveram êxito na candidatura de dois programas e um projeto apresentados e aprovados ao financiamento de ações de extensão universitária ofertado pelo Edital MEC/Difes/Sesu PROEXT 05 2010. É a primeira vez que o Ifes participa desse Edital, que possui periodicidade anual. As propostas aprovadas serão executadas em 2011.

A Pró-Reitoria de Extensão e Produção – Proex, por meio de seu Escritório de Gestão de Projetos, organizou as equipes e prestou assessoria na elaboração das propostas. O Ifes foi a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que obteve o maior volume de captação de recursos, ao todo, R$ 269.882,10, superando várias universidades federais.

Confira as propostas aprovadas:

1) Programa: Capacitação de mulheres maricultoras capixabas
Linha de extensão: Pesca artesanal e aquicultura.
Coordenadora: professora Benedita Aparecida da Silva, campus Piúma.
Objetivo: Capacitar mulheres de comunidades locais de municípios pertencentes ao território de identidade Sul litorâneo do Estado do Espírito Santo, que desenvolvem atividades no segmento da pesca e aquicultura, para sua inserção em mercados, cadeias produtivas e comercializacão feminista, solidária e com viabilidade econômica. Também, criar espaços de participação coletiva das mulheres nos processos de tomada de decisão de acesso a políticas públicas no contexto da pesca e da aquicultura.

2) Programa: Café com leitura: formação técnica e cidadã com foco nos saberes do campo
Linha de extensão: Desenvolvimento agrário.
Coordenador: professor Milson Lopes de Oliveira, campus Santa Teresa.
Objetivo: Possibilitar aos agricultores familiares a melhoria do seu nível de formação sociocultural, ao mesmo tempo em que lhes são propiciadas condições de adquirir conhecimentos tecnológicos destinados ao aprimoramento de seus processos de produção com foco na concepção agroecológica de exploração do solo, oportunizando aos estudantes de graduação a convivência com situações reais de trabalho profissional.

3) Projeto: Transformando mestres de obras em professores
Linha de extensão: Educação.
Coordenador: professor Fábio de Almeida Có, campus Vitória.
Objetivo: Capacitar os trabalhadores/instrutores da Construção Civil com competências técnicas para ensinar, possibilitando-lhes aperfeiçoar a sua práxis com trabalhadores que orientam, para facilitar-lhes o acesso a funções melhor remuneradas e contribuir para sua inclusão social e efetivo exercício da cidadania.