Página inicial > Notícias > Formatura das turmas do projeto AdolescenTI

Formatura das turmas do projeto AdolescenTI

Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2010, 12h42 | Última atualização em Segunda, 05 de Julho de 2010, 13h02

39 alunos concluíram o curso, que tem como objetivo promover a inclusão digital para adolescentes carentes em situação de risco social.

No mês de junho, foi realizada a formatura das primeiras turmas de alunos do projeto AdolescenTI, parceria entre a Petrobras e o Instituto Federal do Espírito Santo. Concluíram o curso 39 adolescentes, que receberam certificado emitido pelo Ifes.

Estiveram presentes à cerimônia o pró-reitor de Extensão e Produção do Ifes, Tadeu Pissinati Sant'Anna; o pró-reitor adjunto de Extensão e Produção, Fábio Có; os servidores Joselma Mendes, Dalva Lavagnoli e Márcia Muniz; o presidente do Educandário Alzira Bley, Geraldo Varejão; a coordenadora do Educandário Alzira Bley, tia Lina; o gerente de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Petrobras no Espírito Santo, Vicente Cirillo; os instrutores Carlos Alberto Perreira, Luis Pablo Paiva e Jean Poloni; e a coordenadora do projeto AdolescenTI no estado, Silezia Gomes.

O AdolescenTI faz parte do programa "De mãos dadas com o Social" da TIC da Petrobras e tem como objetivo promover a inclusão digital para adolescentes carentes em situação de risco social.

O projeto disponibilizou para os alunos todo o material didático necessário para o acompanhamento das aulas, além de material de apoio, como blocos de anotações, caneta, lápis, pasta e lanche.

As expectativas iniciais do curso foram atendidas. Hoje os alunos conhecem noções básicas de informática, têm condições de continuar o aprendizado com autoestudo e alguns conseguiram melhorar seu trabalho por conta do curso. Além disso, outros benefícios foram percebidos pelos próprios alunos, como convívio e colaboração entre colegas, respeito, informações atualizadas sobre oportunidades futuras de estudo e trabalho (a exemplo dos cursos do Prominp) e compromisso com o aprendizado.

"O Ifes demonstrou interesse em levar outros projetos para aquela comunidade, inclusive projetos que tratam da responsabilidade ambiental também. E ficamos bastante satisfeitos porque o AdolescenTI está promovendo esse encontro entre grandes instituições que estão comprometidas com o desenvolvimento social e ambiental", comenta a coordenadora do projeto, Silezia Gomes.