Página inicial > Notícias > Formatura dos alunos do Centro de Formação Profissional – Cefop

Formatura dos alunos do Centro de Formação Profissional – Cefop

Publicado: Quinta, 15 de Julho de 2010, 05h31 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2010, 08h07

A formatura reuniu 65 detentos da Penitenciária Agrícola – Paes e do Instituto de Readaptação Social – IRS que frequentaram o Centro de Formação Profissional – Cefop durante o primeiro semestre.

Foi realizada, na manhã de terça-feira, no auditório da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo – Seger, a entrega dos certificados de mais um curso de Formação Inicial e Continuada em Pintura e Solda para 65 internos do sistema prisional do Espírito Santo. A formatura reuniu detentos da Penitenciária Agrícola – Paes e do Instituto de Readaptação Social – IRS que frequentaram o Centro de Formação Profissional – Cefop durante o primeiro semestre.

Compuseram a mesa de autoridades o diretor-geral do campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Jadir José Pela; a diretora de ressocialização da Secretaria de Justiça do Espírito Santo – Sejus, Quésia da Cunha Oliveira; e o coordenador pedagógico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Giovani Gujasnky.

A cerimônia foi aberta com a execução do Hino Nacional, acompanhada de slides com imagens dos internos em sala de aula. O coordenador pedagógico do Senai iniciou os discursos, aconselhando: “Nosso Hino tem um trecho que diz: ‘verás que um filho teu não foge à luta’. É isso que devem fazer: enfrentar a batalha diária da vida, conseguir um emprego, lutar pelo trabalho”.

Na sequência, o diretor-geral do campus Vitória, Jadir Pela, frisou a competência das Instituições envolvidas no Cefop. “Não vão parar por aí. Vocês não estão levando para casa um certificado qualquer. Têm um carimbo e assinatura de duas Instituições muito respeitadas no mundo. Em qualquer lugar, o nosso Instituto e o Senai são vistos como modelo de formação profissional” enfatizou.

Em seu discurso, Quésia da Cunha encorajou os formandos a não desistirem de trilhar um novo caminho. “Vocês fizeram escolhas e já pagaram um preço muito alto por isso. Agora é a hora de aproveitar a oportunidade que lhes foi entregue em mãos. Vocês agora têm uma profissão! Têm que continuar estudando, treinando, trabalhando. Mas, daqui por diante é com vocês. Ninguém vai tomar o lugar de vocês para construir o futuro de vocês. Esse lugar pertence a cada um. Todos nós precisamos fazer escolhas individuais”, alertou a diretora.

O projeto, realizado desde 2007, é mais uma parceria do Ifes, Sejus e Senai e foi desenvolvido a partir da Diretoria de Extensão do campus Vitória, sob a coordenação da diretora de extensão, Regina Célia Vieira Ragassi. Nessa ocasião, foram certificados 36 alunos do curso de Solda e 27 alunos do curso de Pintura.

Satisfação e alegria
Para um dos detentos da Penitenciária Agrícola, Ederson Miguel dos Santos, 27 anos, o curso, que foi de extremo aproveitamento, já está lhe rendendo frutos. “Me dediquei bastante durante todas as aulas e me empenhei para tirar o máximo de proveito. O curso acabou há somente 3 semanas e já estou incluído no mercado de trabalho. Estou muito feliz e satisfeito em poder dar um novo caminho a minha vida”, ressaltou.

O professor Sebastião Nunes, muito cumprimentado por seus alunos, emocionou-se ao falar da experiência adquirida. “Isso é um presente. Eu instruí duas turmas e nosso relacionamento foi muito bom. Eles ficaram muito satisfeitos, porque a gente ministra com o intuito de levar o conhecimento perfeito. E eles reconhecem isso”, descreveu.