Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Finep altera edital do pré-sal
Início do conteúdo da página

Finep altera edital do pré-sal

Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2010, 12h19 | Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2010, 12h24

Entre as modificações está a inclusão de um tema para apoiar propostas de tecnologias de prevenção, localização e reparo de vazamentos e de recuperação de áreas afetadas.

A Financiadora de Estudos e Projetos - Finep anunciou alterações no edital do pré-sal. Entre as modificações está a inclusão de um tema para apoiar propostas de tecnologias de prevenção, localização e reparo de vazamentos em equipamentos offshore e de recuperação de áreas afetadas. O objetivo é evitar acidentes ambientais, como o vazamento de óleo no golfo do México, considerado o pior desastre na história ambiental americana.

Alguns prazos da chamada também mudaram. Foram alteradas as datas de envio da carta de manifestações de interesse, que passou para o dia 16 deste mês, bem como da divulgação do resultado final da primeira etapa, prorrogada para 16 de setembro. Todas as alterações podem ser consultadas no site da instituição, no endereço www.finep.gov.br

A chamada, no valor de R$ 100 milhões, prevê investimento no desenvolvimento de projetos realizados em sistema de cooperação entre empresas da cadeia do setor de Petróleo & Gás (P&G) e instituições de pesquisa científica e tecnológica. A proposta é buscar soluções para os desafios tecnológicos gerados ou ampliados a partir das descobertas de reservas na camada do pré-sal. O edital apoia, ainda, os segmentos de válvulas, conexões/flanges, umbilicais submarinos, caldeiraria, construção naval e instrumentação/automação.

No início de julho, a Finep também lançou outra chamada pública na área do pré-sal, no valor de R$ 30 milhões. O edital vai apoiar a criação, a adequação e a capacitação de laboratórios de ICTs para atender às demandas dos fornecedores da cadeia de P&G. O formulário para envio das propostas por parte das instituições interessadas deve ser encaminhado até o dia 8 de setembro.

Informações sobre as ações da Finep podem ser consultadas no site www.finep.gov.br.

Fonte: www.gestaoct.org.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página