Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Edital apoia projetos no âmbito de acordos de cooperação internacional
Início do conteúdo da página

Edital apoia projetos no âmbito de acordos de cooperação internacional

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2010, 13h10 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2010, 13h15

Os projetos serão financiadas com recursos do CNPq, no valor global de R$ 3 milhões, oriundos do Programa de Capacitação de Recursos Humanos para Pesquisa.

A Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) selecionará projetos de pesquisa, no âmbito dos convênios bilaterais de cooperação científica e tecnológica internacional.

Os projetos serão financiadas com recursos do CNPq, no valor global de R$ 3 milhões, oriundos do Programa de Capacitação de Recursos Humanos para Pesquisa. O apoio destina-se ao financiamento da mobilidade de cientistas e pesquisadores com atuação em projetos que, preferencialmente, apresentem contrapartida financeira de fontes nacionais ou internacionais.

Os projetos de pesquisa apoiados devem ser exclusivamente desenvolvidos em parceria com grupos de pesquisa sediados nos países listados no edital (Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, México, Portugal e Uruguai) e, de preferência, nos temas de interesse identificados de comum acordo, obedecendo à duração máxima especificada.

O pesquisador interessado deve possuir o título de doutor e experiência em projetos de cooperação internacional ou qualificação preferencialmente equivalente à de pesquisador "Categoria I" do CNPq, ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, residente no Brasil, ter o seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e, ainda, ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas On-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até o dia 30 de setembro.

Acesse o edital em http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/053.htm

 


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página