Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para professores interessados em orientar TCC – Pós-Graduação

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2010, 14h32 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2010, 14h42

As inscrições para professores efetivos do Ifes interessados em orientar Trabalhos de Conclusão de Curso estãoa bertas até o dia 25 de agosto. O valor da bolsa é de R$ 1.300,00.

Os professores efetivos do Ifes interessados em orientar Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC da Pós-Graduação em Informática na Educação - PIE, na modalidade a distância, devem realizar inscrição por meio do site https://sites.google.com/site/posinformaticanaedu/professores, até o dia 25 de agosto. O valor da bolsa é de R$ 1.300,00.

Os requisitos para se candidatar são: Mestrado na área de Informática e/ou Educação; ter habilidade para utilizar computadores com sistema operacional Windows ou Linux e Internet; e possuir computador com acesso à Internet banda larga.

Atividades que os professores irão realizar:
- estabelecer, com o orientando, o plano de estudo, o respectivo programa, os horários e as formas de atendimento e outras providências necessárias;
- formular, com o orientando, o problema a ser investigado como objeto do TCC;
- orientar o estudante, acompanhado-o na escolha e seleção do tema de estudo e o planejamento a partir da proposta de trabalho;
- analisar e avaliar as etapas produzidas, apresentando sugestões de leituras, estudos ou experimentos complementares, contribuindo na busca de soluções de problemas surgidos no decorrer dos trabalhos;
- indicar bibliografia básica para o(s) tema(s) de sua especialidade;
- informar o orientando sobre o cumprimento das normas, procedimentos e critérios de avaliação do TCC;
- definir ao final do processo de elaboração do TCC e se está em condições de ser apresentado;
- oficializar à Coordenação do Curso e à coordenação de orientação acadêmica os casos passíveis de avaliação e aprovação de TCC, para agendarem data e hora de apresentação da defesa pública do TCC (seminário final).

Para atuar como orientador de TCC da PIE é necessário realizar os cursos de capacitação oferecidos pelo Cead, com aproveitamento mínimo de 60%.

Os professores que se inscreverem e atenderem aos requisitos passarão a fazer parte de um quadro de reservas e serão chamados para atuar no curso conforme necessidade.

Para obter mais informações, mande e-mail para: pos_ie@ifes.edu.br e (27) 3348-9294.