Página inicial > Notícias > Capes fortalece intercâmbio entre Brasil e França

Capes fortalece intercâmbio entre Brasil e França

Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2010, 10h42 | Última atualização em Segunda, 30 de Agosto de 2010, 11h05

A Capes está com inscrições abertas para dois editais: Programas Brafitec e Brafagri.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes está com inscrições abertas para dois editais que têm o objetivo de fortalecer o intercâmbio entre o Brasil e a França. A chamada do Programa Brafitec, que receberá propostas até o dia 8 de outubro, selecionará projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, exclusivamente em nível de graduação.

O início das atividades será no ano de 2011. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela Internet.

A seleção será feita em quatro fases, sendo elas: verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas; e reunião mista entre a Capes e a CDEFI para decisão final. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro deste ano.

Programa Brafagri

Até 15 de outubro, estão abertas as inscrições para o edital no âmbito do Programa Brafagri – Brasil-França Agricultura. A iniciativa consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, exclusivamente em nível de graduação.

A proposta deve ser apresentada por um coordenador com título de doutor, obtido há pelo menos quatro anos, além de envolver uma instituição de ensino superior – IES em cada país, não sendo excluída a associação em rede.

O número de missões de trabalho concedido a cada projeto será de, no máximo, duas por ano, por projeto. Os benefícios compreendem o custeio de seguro-saúde, diárias internacionais e passagem aérea de ida e volta. Serão concedidas aos estudantes brasileiros bolsas de graduação de 870 euros mensais.

(Com informações da Capes)