Página inicial > Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia em São Mateus

Semana de Ciência e Tecnologia em São Mateus

Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2010, 08h58 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2010, 09h03

Passaram pelos estandes cerca de 4.000 mil pessoas, entre estudantes do Ifes, de escolas do município e da região, além de pais, responsáveis e da sociedade em geral.

A Semana de Ciência e Tecnologia do campus São Mateus, realizada nos dias 16 e 17 de setembro, no Ginásio de Esportes Antonio Houri, superou as expectativas da comissão de organização. A avaliação é do professor Thiago Rafalski Maduro, coordenador-geral do evento.

Segundo Thiago, nos dois dias, passaram pelos estandes cerca de 4.000 mil pessoas, entre estudantes do Ifes, de escolas do município e da região, além de pais, responsáveis e da sociedade em geral. “Superamos as expectativas também no número de trabalhos apresentados (29), na qualidade desses trabalhos e na adesão da sociedade. Agradecemos a todos que participaram direta e indiretamente da Semana, que foi sucesso total”, comemorou.

A abertura da Semana de Ciência e Tecnologia foi feita no dia 16, pela manhã, com a presença do diretor-geral do campus, Rubens Marques; do secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Jefferson Costa; do diretor-geral do Ceunes, Marcelo Suzart; e do diretor-geral do campus Nova Venécia, Jayme Santos. A aluna Naiara Cintia cantou e tocou no violão a Marcha Eteviana, seguida da execução do Hino Nacional Brasileiro.

Em seu discurso, o diretor-geral Rubens Marques destacou a importância da realização da Semana de Ciência e Tecnologia para os alunos e para o desenvolvimento do município, principalmente porque este ano o evento reuniu apenas trabalhos produzidos em São Mateus. “Nos outros anos precisávamos trazer trabalhos de Vitória e de outros campi. Mas, agora, os trabalhos são dos nossos alunos, que fizeram bonito”, comentou. Os estudantes também apresentaram durante a programação o Show de Talentos.

Premiação
Na Semana de Ciência e Tecnologia em São Mateus também foram premiados os melhores trabalhos apresentados. Em primeiro lugar ficou o Projeto Indústria do Lixo, produzido por alunos do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Em segundo lugar, empatados, ficaram os trabalhos CLR – Car Light Reductor (feito por alunos dos cursos Técnico Integrado e Técnico em Eletrotécnica) e Pé de Cana (produzido por alunos da Engenharia Mecânica).

O projeto Indústria do Lixo também levou a melhor no cadastro de doadores de medula óssea, com 25 doadores. Durante a programação, foi realizada a campanha de incentivo à doação de sangue e medula óssea, com a equipe do Hemoes São Mateus.