Página inicial > Notícias > Ifes tem formação musical como atividade extracurricular

Ifes tem formação musical como atividade extracurricular

Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2010, 11h09 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2010, 14h40

O Instituto oferece a seus alunos duas possibilidades de formação musical: coral e orquestra. Conheça os projetos!

As atividades extracurriculares são fundamentais para os estudantes adquirirem hábitos saudáveis, melhorarem o convívio social e aprenderem a trabalhar em equipe. O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes proporciona a seus alunos, desde 1944, atividades musicais que agregam valor ao seus currículos e formam cidadãos de maneira mais plena.

Em 1º de fevereiro de 1985, a escola criou a Oficina de Música, tendo como um dos fundadores o maestro Célio Paula. Por meio dos cursos de musicalização, teoria musical, harmonização, improvisação e prática de conjunto e de orquestra, a Oficina prepara músicos que, futuramente, poderão participar da Orquestra Pop & Jazz – fundada em 1987 graças ao trabalho da Oficina.

“Muitos que passaram por aqui viraram músicos profissionais que hoje são reconhecidos pelo seu talento até no exterior”, afirma o maestro Célio Paula, que está a frente da Orquestra desde sua criação. As aulas de música também trabalham outros aspectos da formação do indivíduo. “Além de uma formação profissional, a música trabalha a memorização, o cognitivo e a disciplina”, conclui Célio.

A Orquestra Pop & Jazz é constituída por 42 músicos, que interpretam canções de diversos gêneros musicais como MPB, Jazz, Latin & Brazilian Classics.

Além da Orquestra, existem outras oportunidades no Ifes para despertar a criatividade e o talento dos alunos por meio da música: o coral Maria Penedo, formado por alunos e servidores, e o Camerata, composto por 61 integrantes – alunos, ex-alunos, servidores e convidados da comunidade. Para ingressar, o interessado deve passar por uma classificação vocal. Não precisa saber cantar, basta querer e ter vontade.

“Quem canta, seus males espanta! Cantar preenche a mente com coisas saudáveis” garante o regente dos dois corais, Heraldo Filho. À frente do Camerata desde 2001 e do Maria Penedo desde 1993, Heraldo afirma que os corais formam uma grande família. “Somos uma família alegre, que leva alegria para outras pessoas também”, conclui.

Em suas exibições, o coral Camerata apresenta um repertório do erudito ao contemporâneo como ópera romântica-encenadas e barroca, música folclórica, sacra, popular brasileiro e negro spirituals. Já o Maria Penedo interpreta peças folclóricas, popular brasileiro e negro spirituals.

Reconhecimento

A formação musical já é um espaço consolidado e reconhecido no Instituto. Nas solenidades de comemoração dos 101 anos do Ifes, os regentes Célio Paula e Heraldo Filho foram homenageados pela dedicação e carinho dispensados à instituição.

Quer participar?
Para saber como fazer parte do Coral Maria Penedo ou do Coral Camerata, entre em contato com o regente Heraldo Filho pelo telefone 3331-2224. Para saber como participar da Orquestra Pop & Jazz, entre em contato com o maestro Célio Paula pelo telefone 3331-2187.