Página inicial > Notícias > Alunos do campus Vitória garantem a terceira colocação em Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado: Quarta, 03 de Novembro de 2010, 14h03 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h15

O evento contou como eliminatória para o mundial que será realizado na Turquia.

Os alunos Matheus Canejo e Yan Victor Marim, do curso Técnico em Mecânica, e Ivan Seidel, do curso Técnico em Eletrotécnica, do campus Vitória, orientados pelos professores Hudson Cássio Gomes de Oliveira e Felipe Nascimento Martins, conquistaram o terceiro lugar na Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR-RoboCup Jr-Resgate 2010, realizada com a Latin American RoboCup Open – LARC'10 e o SBIA/SBRN/LARS/LARC Joint Conference, em São Bernardo do Campo, entre os dias 23 e 28 de outubro.

Consideradas áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, a robótica e a automação ganham, cada vez mais, investimentos públicos e privados. Prova disso é a realização da competição apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O evento contou como eliminatória para o mundial que será realizado na Turquia.

O desafio dos alunos que participaram da etapa nacional foi criar um robô capaz de simular um salvamento de vítimas em um ambiente que sofreu incêndio. Cada equipe, formada por, no máximo, quatro estudantes, construiu e programou uma máquina que, de forma autônoma, deve realizar um percurso em oito minutos, desviando-se de escombros, passando por caminhos obstruídos, identificando e salvando vítimas.