Página inicial > Notícias > Oportunidades de pesquisa

Oportunidades de pesquisa

Publicado: Quarta, 03 de Novembro de 2010, 13h45 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2010, 17h36

As vagas são para leitores em universidades no exterior e para bolsas de estudo no Canadá.

Capes lança edital
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes divulgou o edital para seleção de leitores brasileiros em instituições universitárias estrangeiras, que tem como objetivo promover a língua portuguesa, a cultura e a literatura nacionais nas instituições participantes no exterior. Os leitores selecionados iniciarão as atividades no primeiro semestre de 2011.

As instituições universitárias estrangeiras escolherão, dentre os candidatos pré-selecionados, o leitor brasileiro que ocupará a vaga; assinarão o contrato de trabalho com o leitor; e o apoiarão na obtenção do visto adequado para o exercício das suas funções.

O exercício do leitorado é de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, observado o interesse da universidade.

A inscrição deve ser feita até 1º de dezembro. Para obter mais informações, ligue para (61) 3411-8503 ou pelos e-mails cpro@capes.gov.br e leitorados@itamaraty.gov.br

Bolsas de estudo no Canadá: inscrição até 16 de novembro
Até 16 de novembro, estudantes, professores universitários e pesquisadores ligados a institutos de pesquisa brasileiros podem inscrever-se no processo seletivo 2010/2011 para três bolsas de estudo do Programa Entendendo o Canadá: Estudos Canadenses, destinadas às disciplinas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente àquelas que favoreçam estudos sobre a sociedade, valores e instituições canadenses, a política externa canadense e temas das relações bilaterais entre o Canadá e o Brasil.

Os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá. As diretrizes específicas de cada programa, bem como os formulários de inscrição estão disponíveis no site www.iccs-ciec.c.

Todas as candidaturas deverão ser encaminhadas para a Assessoria para Assuntos de Educação da Embaixada do Canadá: SES – Quadra 803, Lote 16, 70410-900 Brasília, DF.