Página inicial > Notícias > Ifes assina termo de cooperação com universidade chinesa

Ifes assina termo de cooperação com universidade chinesa

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2010, 13h31 | Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2010, 14h24

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes assinou, na sexta-feira (19), uma carta de intenções para cooperação em ensino, pesquisa e extensão com a Universidade de Chongqing – CQU, na China. A cooperação acadêmica possibilitará o intercâmbio de alunos e professores, além do desenvolvimento de pesquisas e assistência técnico-científica.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, reuniu-se com o Vice-presidente da Universidade Chongqing – CQU e responsável pela Delegação, Bai Chenguang, e o Diretor do Escritório de Intercâmbio e Cooperação Internacional e Reitor da Faculdade de Intercâmbio e Educação Internacional, Zhao Chengping. Também participaram da reunião o pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati Sant’Anna; o diretor-geral do campus Vitória, Jadir José Pela, e o diretor-geral da Faculdade São Mateus (Instituto Vale do Cricaré) – UNIVC, José Fernandes Magnago de Jesus. Depois da reunião, os chineses participaram de uma solenidade no campus Vitória, com a presença de servidores e estudantes do Ifes, com apresentação de vídeo sobre a Universidade Chongqing.

Na quarta-feira (17), a delegação chinesa havia visitado o campus São Mateus, onde foi recebida pelo diretor-geral, Rubens Marques. O grupo conheceu as instalações, os laboratórios e as produções acadêmicas do campus. A visita fez parte de um intercâmbio e um Acordo de Cooperação Internacional com o Ifes, o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e a UNIVC.

Em palestra no campus São Mateus, o vice-reitor da Universidade de Chongqing destacou as diversidades culturais e naturais do Brasil e ressaltou que as portas da universidade estão abertas, na esperança de uma cooperação que seja boa para todas as partes.