Página inicial > Notícias > Alunos do campus Cachoeiro visitam empresas do setor de rochas

Alunos do campus Cachoeiro visitam empresas do setor de rochas

Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2010, 01h02 | Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2010, 11h20

Os alunos de Engenharia de Minas e do curso Técnico em Mineração tiveram oportunidade de conhecer vários tipos de blocos de rochas.

Os alunos do curso superior de Engenharia de Minas, do campus Cachoeiro, visitaram a empresa Mineração Santa Clara, no dia 8 de dezembro. A empresa atua há vários anos na exploração de mármores, no distrito de Gironda, em Cachoeiro de Itapemirim.

A visita foi acompanhada pelos professores Ana Paula Meyer, da disciplina Geologia Geral; e Gilberto Freire Rangel, de Introdução à Engenharia de Minas. Os estudantes puderam verificar “in loco” a geologia dessa mineração e a lavra de blocos de mármores que, após industrializados, são exportados para vários países.

No mesmo dia, os alunos do curso Técnico em Mineração, acompanhados do professor Gilberto Freire Rangel, visitaram a empresa Sudeste Blocos, em Cachoeiro de Itapemirim. A visita fez parte de uma aula prática da disciplina Métodos de Lavra.

Os estudantes tiveram oportunidade de conhecer vários tipos de blocos de rochas comercializados, verificar os blocos que foram lavrados utilizando o fio diamantado, perfuração com brocas e utilização de argamassa. Eles também aprenderam a medir e a classificar os blocos comercialmente.