Página inicial > Notícias > Conferência internacional discute tecnologias para ajudar pessoas com necessidades especiais

Publicado: Quarta, 05 de Janeiro de 2011, 17h30 | Última atualização em Quarta, 05 de Janeiro de 2011, 17h53

A ISSNIP Biosignals and Biorobotics Conference 2011 será realizada de 6 a 8 de janeiro, no campus Vitória.

Os avanços da medicina e da engenharia biomédica nas ultimas décadas são expressivos, principalmente na área de reabilitação. Profissionais e pesquisadores realizam pesquisas que envolvem o emprego de tecnologias de informação e comunicação para ajudar pessoas com algum tipo de necessidade especial.

Para discutir os resultados de pesquisas e trocar experiências, será realizada, de 6 a 8 de janeiro, a ISSNIP Biosignals and Biorobotics Conference 2011, no campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.

O Ifes foi convidado a sediar o evento em função das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa de Processamento de Sinais e Telemedicina, que envolvem a aplicação de tecnologias em saúde e reabilitação. O grupo também participa de pesquisas na área de análise de imagens biomédicas, com destaque para os equipamentos biométricos empregados pela polícia técnica na captura da impressão digital, assinatura e foto de indivíduos.

Com o tema “Processamento de sinais biológicos e robótica para uma vida melhor e mais segura”, o evento vai reunir pesquisadores, engenheiros que atuam na área de engenharia biomédica, e profissionais da área de saúde que trabalham com reabilitação.

O evento também vai abordar os subtemas: engenharia biomédica em tecnologias assistivas; avanços em processamento de sinais biológicos; biossinais em interfaces homem-máquina; análise de imagens biomédicas para diagnóstico e biometria; e robôs para melhoria da qualidade de vida.

A participação na conferência também é aberta a profissionais tanto de universidades, centros de pesquisa e empresas quanto de instituições relacionadas com a biometria, processamento de sinais biológicos e robótica de reabilitação.