Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Tecnologias para ajudar pessoas com necessidades especiais são tema de conferência no Ifes
Início do conteúdo da página

Tecnologias para ajudar pessoas com necessidades especiais são tema de conferência no Ifes

Publicado: Sexta, 07 de Janeiro de 2011, 13h40 | Última atualização em Sexta, 07 de Janeiro de 2011, 13h56

A conferência começou na quinta-feira (6), no campus Vitória do Ifes.

Profissionais e pesquisadores das áreas de engenharia e saúde estão reunidos, até sábado (8), para discutir os resultados de pesquisas e trocar experiências na ISSNIP Biosignals and Biorobotics Conference 2011. A conferência começou na quinta-feira (6), no campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.

Nesta sexta-feira (7), o palestrante foi o professor de Engenharia Elétrica e Biomédica, Jose Principe, da Universidade da Flórida. Ele criou, em 1991, o laboratório de neuroengenharia para pesquisas sobre modelos de processamento de informações biológicas.

A programação segue com apresentação de trabalhos. Os trabalhos apresentados serão avaliados e os selecionados serão submetidos a uma publicação científica.

A palestra de abertura do evento, na quinta-feira (6), foi realizada pelo professor Dinesh Kumar, que lidera o grupo de pesquisa sobre biossinais na Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT) University, na Austrália. O professor é doutor em análise da atividade reflexa das crianças com paralisia cerebral.

No restante do dia, foram realizadas apresentações de trabalhos selecionados, relativos ao subtemas da conferência, e uma mesa-redonda com o tema “Cadeira robótica e andador inteligente”. O evento termina neste sábado (8), com tutoriais sobre “Biossinais para próteses” e “Eletromiografia (EMG) análise de sinais”.

Com o tema “Processamento de sinais biológicos e robótica para uma vida melhor e mais segura”, o evento também aborda os subtemas: engenharia biomédica em tecnologias assistivas; avanços em processamento de sinais biológicos; biossinais em interfaces homem-máquina; análise de imagens biomédicas para diagnóstico e biometria; e robôs para melhoria da qualidade de vida.

A participação na conferência é aberta a profissionais tanto de universidades, centros de pesquisa e empresas quanto de instituições relacionadas com a biometria, processamento de sinais biológicos e robótica de reabilitação.
 

Grupo de Pesquisa
O Ifes foi convidado a sediar o evento em função das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa de Processamento de Sinais e Telemedicina, que envolvem a aplicação de tecnologias em saúde e reabilitação. O grupo também participa de pesquisas na área de análise de imagens biomédicas, com destaque para os equipamentos biométricos empregados pela polícia técnica na captura da impressão digital, assinatura e foto de indivíduos.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página