Página inicial > Notícias > Coral Camerata encanta público em comemoração aos seus dez anos

Coral Camerata encanta público em comemoração aos seus dez anos

Publicado: Quinta, 24 de Março de 2011, 18h46 | Última atualização em Quinta, 24 de Março de 2011, 18h46

Os dez anos do Coral Camerata, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, foram comemorados, nesta quarta-feira (23), com muita música. Além das apresentações musicais, o evento também teve o lançamento do selo comemorativo dos dez anos do Camerata Ifes. A comemoração aconteceu no teatro do campus Vitória, em Jucutuquara.

O maestro Heraldo Filho e seus coralistas, a quem ele chamou de filhos em sua fala, celebraram o aniversário do Camerata Ifes com a apresentação das músicas “Meu Tributo” e “Les Voice!”. A comemoração contou ainda com a apresentação dos corais Maria Penedo e Canta Vitória.

O evento contou com as presenças do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; do Diretor-Geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; e do Pró-Reitor de Extensão, Tadeu Pissinati. Ricardo Paiva deu as boas-vindas aos presentes e lembrou que a cultura sempre teve lugar de destaque na instituição. “Muitos ex-alunos da escola, que hoje são até professores do Ifes, já participaram dos corais”, ressaltou.

Heraldo Filho contou que a criação do Camerata tinha como objetivo dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Coral Maria Penedo, saindo das músicas populares e chegando ao clássico. O maestro foi homenageado pelo vice-representante do Camerata Ifes, José Maria da Silva. Heraldo também recebeu homenagem dos coralistas do Canta Vitória.

O maestro e os coralistas do Camerata também foram homenageados com certificados pela participação no coral, entregues pelo Pró-Reitor de Extensão, Tadeu Pissinati.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, destacou o orgulho que o Instituto tem do Camerata Ifes. “O coral já nos representou em diversos eventos e sempre é muito elogiado”, afirmou. Para finalizar, o reitor lembrou que o Camerata deve percorrer todos os campi do Ifes: “é muito importante que o coral se apresente em todos os campi em comemoração aos seus dez anos e deixe uma sementinha em cada campus para que surjam outras iniciativas como essa”, finalizou.

As apresentações do Coral Camerata Ifes nos campi do Instituto fazem parte do Programa Arte e Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão, que busca disseminar iniciativas culturais e artísticas para toda a instituição.

O coral é composto por 55 integrantes, sendo a maior parte servidores, alunos e ex-alunos do Ifes, e foi formado pelo atual regente Heraldo Silva Filho em março de 2001. Em suas apresentações, o repertório é bastante variado, indo do erudito ao contemporâneo: óperas românticas encenadas e barrocas, música folclórica, sacra, popular brasileira, negro spirituals.