Página inicial > Notícias > Governador anuncia estudo para potencializar oportunidades de fornecedores capixabas

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2011, 15h37 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2011, 15h50

O objetivo da reunião é aumentar o número de empresas capixabas fornecedoras da Petrobras.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, na manhã desta segunda-feira (04), que quer aumentar o número de empresas capixabas fornecedoras da Petrobras. “O governo do Estado vai articular, junto com os demais parceiros, como a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e outras entidades do setor produtivo, aliado à Unidade de Operações da Petrobras no nosso Estado, uma ação integrada que potencialize a participação das empresas capixabas nos negócios da estatal”, destacou.

O anúncio foi feito durante a Reunião Estratégica para Desenvolvimento da Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços com o presidente da companhia, José Sergio Gabrielli de Azevedo. O encontro aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes.

Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que faz parte de uma série de encontros que vêm sendo realizados pela Petrobras nos estados, com o objetivo de estimular a participação das empresas locais em sua carteira de fornecedores.

Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, ressaltou a importância do setor de petróleo e gás para o Espírito Santo. “Esta é uma agenda fundamental para nós, pois entendemos como uma tarefa nobre de fomentar a cadeia de bens e serviços da Petrobras no Espírito Santo. Vivemos um momento importante, passamos por uma grande virada, pois éramos o ‘lanterninha’ entre os estados produtores e hoje nos tornamos o segundo maior produtor de petróleo do Brasil”.

Em sua palestra, o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli de Azevedo, ressaltou que o objetivo do encontro era chamar a atenção dos empresários sobre as oportunidades que existem das empresas fornecerem bens e serviços para a Petrobras. Durante o discurso, ressaltou o crescimento que a empresa terá nos próximos anos, o que trará novas perspectivas.

“Nos próximos dez anos, a Petrobras irá dobrar de tamanho, e até 2015, vamos precisar de 30 a 40 plataformas do tipo FPSO (sigla em inglês que significa plataforma que produz, processa, armazena e escoa petróleo). Então, as oportunidades também aumentarão”, ressaltou.

Gabrielli ressaltou que, nos próximos cinco anos, a empresa irá investir US$ 224,4 bilhões no Brasil e fora do país, mas a maior parte dos investimentos será no Brasil, por isso, as empresas devem enxergar as oportunidades no país como um todo. “Apenas 5% desse total será para fora do País, e 95% desses investimentos será no Brasil”.

Investimentos

O governador Casagrande também fez um relato sobre alguns dos principais investimentos da Petrobras no Espírito Santo, como o polo gás-químico em implantação no município de Linhares, as Unidades de Tratamento de Gás (UTG) no Norte e Sul, além das plataformas que operam no litoral e da nossa reserva de pré-sal. Segundo o governador, devido ao destaque capixaba, o Estado estaria credenciado a receber maior atenção da empresa, devido à importância destas intervenções para o país.

“Temos muitas atividades de prestação de serviços que vão agregar valor aos nossos produtos, além de sermos responsáveis por quase 20% da produção nacional da Petrobras. Portanto, precisamos participar em mais frentes, como na área do refino do petróleo, além do desenvolvimento de tecnologias com o apoio da empresa. O Estado já possui 18 unidades do Ifes e três unidades regionais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que podem ser parceiras da Petrobras, pois temos condições técnicas, de pessoal e de localização geográfica para isto”, disse.

Renato Casagrande também salientou que o Estado, há alguns anos, não recebe investimentos em pesquisas para exploração de óleo em terra. “Queremos a inclusão do Espírito Santo em novos leilões, para atividades em terra, que poderão ampliar nosso leque de possibilidades de investimentos e que podem ser novas molas propulsoras para o desenvolvimento regional capixaba”, avalia.

Também estiveram presentes na reunião os senadores Ricardo Ferraço e Ana Rita Esgário; os deputados federais César Colnago, Rose de Freitas, Camilo Cola, Carlos Manato, Paulo Foletto; o gerente geral de Exploração e Produção da Petrobras no Espírito Santo, Luiz Robério Ramos; o presidente da Findes, Lucas Izoton; o prefeito de Vitória, João Coser, entre outras autoridades.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo