Página inicial > Notícias > Inep convoca instituições públicas de ensino para elaboração de questões do Enem

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2011, 18h52 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2011, 18h52

Os professores poderão contribuir com questões para as provas do Enem.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu uma chamada pública para que as instituições públicas de ensino superior passem a participar da elaboração do banco de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A chamada pública foi publicada na edição de 28 de março do Diário Oficial da União e estabelece que as instituições públicas – municipais, estaduais ou federais – interessadas em participar do processo se cadastrem no endereço eletrônico http://bni.inep.gov.br/inscricao. O período para cadastramento vai até 15 de abril.

Os objetivos dessa iniciativa são inserir essas instituições no processo de montagem de suas provas, aumentar o número de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do Enem em menos tempo e transferir às universidades e institutos conhecimentos sobre avaliações em larga escala. De acordo com o Inep, a iniciativa vai aumentar o número de questões disponíveis para a aplicação de duas edições da prova ao ano. O Inep tem hoje cerca de dez mil questões no Banco Nacional de Itens (BNI) e a meta é chegar a 100 mil.

O Enem é composto por uma redação e quatro provas, cada uma de uma área de conhecimento: matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias. Cada prova é composta por 45 itens. O ideal é que o BNI tenha, no mínimo, 20 mil itens por área de conhecimento.

Após o cadastramento da instituição, o Inep oferecerá capacitação aos coordenadores-gerais e coordenadores de área sobre os pressupostos teóricos e metodológicos referentes à avaliação em larga escala, instrumentos de medida, matrizes de referência, elaboração e revisão de itens. Somente após as capacitações as instituições estarão credenciadas a participar do trabalho.

Após assinatura de termo de sigilo e compromisso, a instituição deverá capacitar elaboradores e revisores de itens – que deverão ser servidores ativos, na área de docência ou pesquisa. Eles irão elaborar os itens segundo a demanda do Inep e, após a conclusão do trabalho, enviar o conjunto de itens elaborados e revisados.

Esses itens serão, então, submetidos à revisão pelo Inep e, posteriormente, à pré-testagem. Apenas depois disso estarão prontos para compor o Banco Nacional de Itens.