Página inicial > Notícias > Ifes lança programa para transformar mestres de obras em professores

Ifes lança programa para transformar mestres de obras em professores

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2011, 18h19 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 15h56

O projeto tem a finalidade de qualificar pessoas que já atuam no setor da construção civil e será uma aprendizagem vivencial entre mestres de obras e trabalhadores.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – Sintraconst e o Sindicado da Indústria da Construção Civil –Sinduscon, lançou, nesta quarta-feira (20), o projeto “Transformando Mestres em Professores”.

O evento aconteceu na sede do Sintraconst, em Vitória, com a presença do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; do pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati Sant’Anna; do diretor executivo do Sinduscon, Jorge Ammar de Moraes; e do presidente do Sintraconst, Paulo César.Também estiveram presentes representantes da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil, da Secretaria de Trabalho de Vitória e da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Geração de Renda, além de servidores do Ifes.

O projeto tem a finalidade de formar pessoas que já atuam no setor da construção civil, mas que ainda não têm qualificação profissional formal, desenvolvendo novos profissionais e preparando-os para um mercado em crescente expansão e com elevados níveis de exigência. “Queremos formar esses trabalhadores que já têm esses conhecimentos, que trabalham com isso diariamente”, afirma Jorge Ammar de Moraes, diretor executivo do Sinduscon.

O curso será uma aprendizagem vivencial entre mestres de obras, que se tornarão professores, e os demais trabalhadores. “Nesse curso, os trabalhadores irão aprender atuando diretamente no mercado de trabalho junto com seu instrutor”, disse o presidente do Sintraconst, Paulo César Borba Peres.

O programa será iniciado em julho e vai até dezembro. Será um curso por mês, com carga horária de 20 horas, e com turma de 20 alunos. A estimativa é de qualificar 120 mestre de obras.

A iniciativa tem como objetivo aproximar o Ifes e os sindicatos para a implantação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que será destinado à capacitação tecnológica da população.

Clique aqui para conferir as fotos do evento.