Página inicial > Notícias > Dirigentes do Ifes reúnem-se com o governador do estado

Dirigentes do Ifes reúnem-se com o governador do estado

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2011, 19h37 | Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2011, 15h04

Participaram da audiência pró-reitores e diretores-gerais do Ifes.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes, reuniu-se, nesta quarta-feira (20), com o governador do estado, Renato Casagrande, no Palácio Anchieta. O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Jadir José Pela, também participou do encontro.

Durante a reunião, o governador foi homenageado com a medalha Nilo Peçanha, destinada às cem pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica brasileira, em comemoração ao centenário da Rede Federal de Educação Profissional. Ele também recebeu um kit comemorativo do aniversário do campus Guarapari.

A pró-reitora de Ensino, Cristiane Tenan, apresentou ao governador as ações conjuntas desenvolvidas pelo Ifes e pelo governo. Os representantes do Ifes propuseram a ampliação dessas ações dentro das possibilidades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), conjunto de ações do Ministério da Educação voltado para democratização do acesso à escola técnica.

O Ifes também propôs um convênio com o governo para utilização de banda larga, já contratada para atender às escolas estaduais, nos campi; e a cessão de um prédio ou terreno para funcionamento da reitoria do Instituto.

Em seguida, os diretores dos campi apresentaram solicitações para melhorias referentes à infraestrutura dos municípios onde estão localizados e melhoria do acesso dos alunos aos campi. Entre as reivindicações, estão a construção de um trevo em frente ao campus Nova Venécia; urbanização da rua em frente ao campus São Mateus e ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo – Ceunes; sinalização e implantação de lombada eletrônica para facilitar a travessia dos alunos do campus Serra; e urbanização da Avenida Marobá, em Aracruz.

Foram solicitados ainda a construção de vias de acesso ao campus Centro-Serrano; construção de calçada na via que liga o campus Santa Teresa às localidades próximas; construção de rua entre o campus Vila Velha e o Hospital Infantil, ligando dois bairros; a transferência da estação de tratamento de esgoto para fora do campus Piúma; construção de passarela para travessia dos alunos do campus Cachoeiro; duplicação e urbanização da rodovia José Sette, que fica em frente à unidade de Itacibá do campus Cariacica; e conclusão das obras do trevo em frente ao campus de Alegre.

Também participaram do encontro os pró-reitores de Administração, Lezi José Ferreira; de Extensão, Tadeu Pissinati Sant’Anna; e de Desenvolvimento Institucional, Mariângela de Souza Pereira; e o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Lucas Pereira Machado. Estiveram presentes ainda os diretores-gerais Hermes Vazzoler Junior (Aracruz); Mário Jorge Zuany (Cachoeiro); José Geraldo (Centro-Serrano); Luiz Braz Galon (Colatina); Ronaldo Neves Cruz (Guarapari); Flávio Eymard Pena (Ibatiba); Tadeu Rosa (Itapina); Jayme Santos (Nova Venécia); Rubens Marques (São Mateus); Ricardo Paiva (Vitória) e Aloísio Carnielli (Venda Nova do Imigrante). Os servidores Marcos Adolfo Ferrari, Moacyr Serafini e Nilceia Tavares representaram os campi Vila Velha, Santa Teresa e Piúma, respectivamente.

Foto: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo