Página inicial > Notícias > Controladoria-Geral da União realiza concurso de desenho e redação

Controladoria-Geral da União realiza concurso de desenho e redação

Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2011, 06h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h15

CGU investe em programa com o intuito de despertar o interesse pelo controle social e pela ética nos alunos.

A Controladoria-Geral da União – CGU promove o programa Olho Vivo no Dinheiro Público, com a realização do 5º Concurso de Desenho e Redação com o tema “A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público”.

O programa é aberto aos alunos de ensino fundamental e médio, incluindo a modalidade Educação para Jovens e Adultos – EJA, das escolas públicas e privadas de todo o País, bem como instituições que promovam trabalhos de caráter sociocultural com estudantes da educação básica.

O concurso tem como objetivo estimular os estudantes a se interessarem pelo controle social, a ética e a cidadania, por meio da promoção da reflexão e do debate desses temas nos ambientes educacionais.

As instituições e escolas interessadas em participar do concurso deverão acessar o site Criança Cidadã, onde encontrarão o regulamento do concurso, a ficha de inscrição e os formulários de realização dos trabalhos.

Até o dia 28 de outubro, os interessados devem enviar os trabalhos selecionados, juntamente com a Ficha de Inscrição devidamente preenchida, via Correios, para Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, SAS, Quadra 01, Bloco A, Edifício Darcy Ribeiro, sala 722, Brasília – DF, CEP 70070-905.

Categorias dos trabalhos
I – Categoria Desenho (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental);
II – Categoria Redação I (voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental);
III – Categoria Redação II (voltada para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio);
IV – Categoria Redação III (voltada para alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA);
V – Categoria Escola-Cidadã;
VI – Categoria Entidade-Cidadã.

Premiação
Cada categoria contará com três trabalhos selecionados e premiados no concurso. O primeiro colocado receberá um computador e certificado; o segundo lugar; uma máquina fotográfica digital e certificado; e o terceiro lugar receberá um aparelho de DVD e certificado. Todos de cada categoria.

Dos professores responsáveis pelos trabalhos selecionados, sendo algum colocado em primeiro lugar, este receberá como prêmio um computador e certificado. O mesmo professor poderá ser beneficiado mais de uma vez.

Cada uma das três escolas vencedoras da categoria Escola-Cidadã receberá um computador, uma máquina fotográfica digital, um aparelho de DVD e certificado de Escola-Cidadã. A instituição vencedora da categoria Entidade-Cidadã receberá os mesmos prêmios, com certificado próprio.

O resultado do Concurso será divulgado até 25 de novembro e a entrega dos prêmios ocorrerá até 08 de abril de 2012, em cerimônia a ser definida pela CGU

Escola-Cidadã
Segundo o Instituto Paulo Freire (IPF), a Escola Cidadã defende a educação permanente e tem uma formatação própria para cada realidade local, de modo a respeitar as características histórico-culturais, os ritmos e as conjunturas específicas de cada comunidade, sem perder de vista a dimensão global do mundo em que vivemos.