Página inicial > Notícias > Professores dos campi Cachoeiro e Guarapari têm trabalhos publicados

Professores dos campi Cachoeiro e Guarapari têm trabalhos publicados

Publicado: Sexta, 27 de Maio de 2011, 16h04 | Última atualização em Sexta, 27 de Maio de 2011, 16h07

Os artigos foram aceitos em eventos específicos das áreas de atuação dos docentes.

A professora Karen Muniz Feriguetti, do campus Cachoeiro de Itapemirim, e o aluno bolsista de iniciação científica, Talmo Moraes Lucas, graduando em Licenciatura em Matemática do campus, tiveram trabalho de pesquisa aceito no II Congresso Nacional de Educação Matemática – CNEM, que ocorrerá na Universidade Regional de Ijuí, no Rio Grande do Sul, de 7 a 10 de junho. O trabalho é intitulado “Onde está o problema em resolver problema: capacidade leitora e linguagem matemática”.

O trabalho de pesquisa investiga a capacidade leitora em linguagem matemática dos alunos do 2º ano do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do campus Cachoeiro de Itapemirim. O projeto foi aprovado no Edital 001, lançado pela Coordenadoria Sistêmica de Pesquisa – CSPq, em 2010, e é custeado com recursos advindos de parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq com o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.

E o professor Everson Scherrer Borges, do mesmo campus, teve cinco artigos aceitos para publicação no VII Emepro - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, realizado em São João Del Rei, Minas Gerais, entre os dias 26 e 28 de maio na Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ.

Os artigos foram “Análise da Qualidade de Serviços no Curso Técnico em Informática do Ifes”, “Ferramenta Computacional para Alocação de Pontos de Acesso Wireless Utilizando Algoritmos Genéticos”, “Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisão Fundamentada em Algoritmos Genéticos para Dimensionamento e Sequenciamento de Lotes de Produção para Indústrias de Confecções”, “Apoio Multicritério à Decisão para Seleção de Curso de Pós Graduação na Área de Humanas para Alunos Residentes no Município de Cachoeiro de Itapemirim” e “Avaliação da eficiência de objetos de aprendizagem como suporte ao ensino em sala de aula”.

Os artigos foram desenvolvidos a partir dos resultados alcançados nas disciplinas cursadas no programa de pós-graduação stricto sensu em Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional, da Universidade Cândido Mendes – Ucam, no Rio de Janeiro.

Já o professor Arlan da Silva Gonçalves, do campus Guarapari, teve dois trabalhos aceitos na 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, entre os dias 23 e 26 de maio, em Florianópolis.

Os trabalhos intitulados são “Estudo teórico do espectro eletrônico de absorção e das transições eletrônicas de derivados da benzofenona” e “Desenho Baseado na Estrutura do Receptor e Avaliação Farmacológica de LASSBio-1524: Um Novo Inibidor de IκB Quinase-β”