Página inicial > Notícias > Ifes lança programa de reeducação ambiental para produtores rurais

Ifes lança programa de reeducação ambiental para produtores rurais

Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2011, 16h16 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Entre as atividades, está prevista a capacitação dos produtores rurais por meio de oficinas, palestras, seminários e minicursos.

Na sexta-feira (1), o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes lançou o programa “Cidadania Itinerante: reeducação ambiental em comunidades rurais”, submetido ao Programa de Extensão Universitária – Proext e já aprovado pelo Ministério da Educação – MEC.

O evento aconteceu no campus de Alegre, com a presença do pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati Sant’Anna; o diretor-geral do campus de Alegre, Carlos Humberto Sanson Moulin; além de representantes dos municípios de Alegre, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba e São José do Calçado.

O objetivo do programa é implementar ações de educação ambiental em comunidades e escolas rurais com equipes itinerantes, para capacitação, difusão tecnológica e mobilização sociocultural. “Esse programa vai ampliar um trabalho que já vem sendo feito nos municípios. Acho muito interessante essa integração das comunidades com a Instituição, além de favorecer na potencialidade da comunidade e também no turismo”, comentou o diretor-geral do campus de Alegre, Carlos Humberto Sanson Moulin.

O programa será executado por uma equipe do campus de Alegre, formada por professores, técnicos-administrativos e estudantes dos cursos de graduação, sob a coordenação da professora Charlini Contarato Sebim. Inicialmente, a equipe irá observar a necessidade ambiental de cada comunidade, coletando dados e gerando propostas de intervenção.

A capacitação dos produtores rurais será por meio de oficinas, palestras, seminários e minicursos, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão. “Com essas ações, os produtores rurais irão aprender sobre conservação ambiental e alternativas de geração de trabalho e renda na comunidade”, disse o pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati Sant’Anna.

O programa será desenvolvido na região do Caparaó, composta por 11 municípios capixabas, sendo eles: Alegre, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Iúna, Irupi, Ibitirama, Ibatiba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, São José do Calçado e Muniz Freire.