Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes têm projetos selecionados para o Parlamento Jovem 2011

Alunos do Ifes têm projetos selecionados para o Parlamento Jovem 2011

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2011, 18h23 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O programa possibilita aos estudantes a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Os alunos João Pedro Sarmento Dias Turibio, do campus Vitória, e Benedito Silva de Almeida Júnior, do campus Colatina, tiveram projetos selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para concorrer à 8ª edição do programa “Parlamento Jovem Brasileiro”.

A Sedu selecionou oito projetos de lei criados por estudantes das escolas estaduais de Ensino Médio e do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, que foram encaminhados para o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), para avaliação e escolha de dois deles para representar o Estado na Câmara dos Deputados.

O Parlamento Jovem tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação, posse e exercício do mandato.

O estudante João Pedro Sarmento, do curso Técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio, propôs a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes durante o período de serviço militar. A ideia surgiu para que, após um ano de serviço militar obrigatório, os jovens saiam com um curso profissionalizante – assim, ao ser licenciado, o jovem estará mais capacitado para o mercado de trabalho.

Já Benedito Silva de Almeida Júnior, do curso Técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio, criou o projeto que estabelece o ensino de noções fundamentais que dizem respeito aos direitos constitucionais, dentro da disciplina de Sociologia.

Durante o período em que os estudantes selecionados estiverem em Brasília, os deputados federais cederão seus lugares para que os jovens apresentem, discutam e votem os projetos que elaboraram. Esses projetos podem ser escolhidos por um dos parlamentares para ser apresentado como projeto de lei na Câmara Federal.

A lista dos selecionados para a etapa nacional será divulgada no dia 01 de agosto pela Câmara Federal. O Parlamento Jovem será realizado entre 26 e 30 de setembro, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.